TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
tambaú debate

Desertificação no semiárido nordestino: um alerta para a sobrevivência

O ex-deputado estadual Anísio Maia compartilhou sua preocupação com as mudanças climáticas e os impactos da desertificação no Tambaú Debate

Por Carlos Rocha Publicado em
Desertificação no semiárido nordestino: um alerta para a sobrevivência
Desertificação no semiárido nordestino: um alerta para a sobrevivência (Foto: Reprodução/ TV Tambaú)

Na edição desta segunda-feira, o programa Tambaú Debate, apresentado por Josival Pereira, trouxe à tona uma discussão crucial sobre a desertificação no Semiárido Nordestino. O convidado especial foi o ex-deputado estadual Anísio Maia, que compartilhou sua preocupação com as mudanças climáticas e os impactos devastadores da desertificação.

Anísio Maia destacou a urgência do tema, enfatizando a gravidade das mudanças climáticas e os índices alarmantes de desertificação na região. Ele ressaltou que, embora a atenção global esteja voltada para a Amazônia, o Nordeste também enfrenta sérios problemas ambientais, com 13% do Semiárido em processo de desertificação.

Durante a entrevista, o ex-deputado abordou a falta de políticas públicas eficazes, citando a ausência de uma política ambiental consistente nas prefeituras da Paraíba. Ele destacou a necessidade de revisar e fortalecer os programas de combate à desertificação, bem como a criação de um fundo específico para a região, visando recursos direcionados à preservação.

Anísio Maia chamou a atenção para a falta de consciência e ação por parte dos gestores públicos e políticos em relação às mudanças climáticas. Ele enfatizou que a desertificação não é apenas um problema ambiental, mas uma ameaça à sobrevivência, afetando a agricultura e forçando o deslocamento de populações.

Ao discutir soluções, o ex-deputado propôs medidas como o reflorestamento com espécies nativas, a revitalização de nascentes e a criação de um fundo específico para a Caatinga. Ele também ressaltou a importância da transição para fontes de energia sustentáveis, destacando a necessidade de abandonar os combustíveis fósseis.

No âmbito municipal, Anísio Maia sugeriu a criação de órgãos locais dedicados à preservação ambiental, fiscalização de recursos hídricos e iniciativas de reflorestamento. Ele reforçou a importância de envolver a sociedade e os órgãos governamentais em ações conjuntas para enfrentar a desertificação.

A entrevista encerrou com um apelo à conscientização e aprofundamento do debate sobre a desertificação no Semiárido Nordestino. O programa Tambau Debate continua a ser um espaço fundamental para discutir questões cruciais, destacando a importância de ações imediatas para preservar o meio ambiente e garantir um futuro sustentável para a região.

Leia também:


Relacionadas