TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Flexibilização

TRE retira medidas cautelares de Ricardo Coutinho no âmbito da Calvário

A decisão compreende que os processos derivados da Calvário devem ser analisados pela Justiça Eleitoral, e não pela Justiça comum.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Ricardo Coutinho
Ricardo Coutinho (Foto: Divulgação)

Uma decisão do juiz Roberto D’Horn Moreira Franco Sobrinho, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), acarretou na retirada das medidas cautelares impostas ao ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT), e aos demais investigados na Operação Calvário - que apura um esquema criminoso responsável por desvios na rede de saúde do estado.

Datada na última terça-feira (5), a decisão compreende que os processos derivados da Calvário devem ser analisados pela Justiça Eleitoral, e não pela Justiça comum. A medida, inclusive, foi referendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a deicsão, Ricardo Coutinho fica livre da obrigatoriedade de comparecer periodicamente em juízo, além da proibição de manter contato com outros investigados e também do afastamento da atividade de natureza econômica/financeira que exercia no poder público.

As medidas também foram retiradas para os seguintes investigados: Márcia Lucena (PT), ex-prefeita de Conde; Coriolano Coutinho, o irmão de Ricardo; além de Waldson Dias de Sousa, José Arthur Viana Teixeira, Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras, Gilberto Carneiro da Gama e Francisco das Chagas Ferreira.

Operação Calvário

A Operação Calvário foi desencadeada em março de 2018 para investigar denúncias de desvios de recursos da Educação e da Saúde na gestão do então governador Ricardo Coutinho.

A operação contou com várias fases e resultou em prisões de servidores e ex-servidores do alto escalão do governo do estado.

Leia mais:


Relacionadas