TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
ministério público

MPPB investiga falta de remédios para doenças em pacientes com HIV/Aids

A investigação foi conduzida pelo Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa da Saúde (CAO Saúde)

Por Carlos Rocha Publicado em
Impureza "azido" foi encontrada em concentração acima do limite de segurança aceitável
Impureza "azido" foi encontrada em concentração acima do limite de segurança aceitável (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) está apurando denúncias feitas por entidades não governamentais sobre a falta de medicamentos utilizados no tratamento e profilaxia de infecções oportunistas em pessoas que convivem com o vírus HIV/Aids no estado. A investigação, conduzida pelo Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa da Saúde (CAO Saúde), busca esclarecimentos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB) e dos gestores municipais sobre o estoque desses medicamentos.

A coordenadora do CAO Saúde, promotora Fabiana Lobo, explica que a demanda surgiu em uma audiência com representantes do Movimento Espírito Lilás e Cordel Vida, sendo convertida no Procedimento Administrativo 001.2023.086958. A SES-PB, em resposta, afirmou ter pactuado responsabilidades sobre os medicamentos em questão, respeitando a Resolução CIB-PB nº 19, de 03 de fevereiro de 2020. A pasta também esclareceu que os medicamentos de âmbito hospitalar estão sendo adquiridos regularmente e que os estoques no Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga estão em ordem.

Contudo, a SES-PB informou que o medicamento Micafungina não está na relação da CIB-PB e pode ser substituído por outros antifúngicos padronizados no hospital. Além disso, ressaltou que há um processo de registro de preços em andamento para aquisição de antimicrobianos.

O CAO Saúde encaminhou o caso ao promotor de Justiça de João Pessoa responsável pela defesa da Saúde, para adoção das medidas cabíveis. Também disponibilizou documentos e minuta de ofício aos promotores de Justiça nos municípios, cobrando informações sobre os estoques dos medicamentos previstos na Resolução CIB 19/2020, de responsabilidade municipal.

Os medicamentos em questão, de responsabilidade dos municípios, incluem Ácido Fólico, Aciclovir, Albendazol, Amoxilina + Clavulanato de potássio, Cloridrato de Clindamicina, Fluconazol, Itraconazol, Sulfametoxazol/trimetoprima, e Fluconazol (âmbito hospitalar). O MPPB informou que busca assegurar o acesso adequado a esses medicamentos essenciais para a saúde das pessoas que convivem com HIV/Aids.

Leia também:


Relacionadas