TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
data

Dia da Consciência Negra: confira onde é feriado nesta segunda-feira (20)

Há discussões no Congresso Nacional sobre a possibilidade de transformar o dia 20 de novembro em feriado nacional

Por Carlos Rocha Publicado em
Dia da Consciência Negra: confira onde é feriado nesta segunda-feira (20)
Dia da Consciência Negra: confira onde é feriado nesta segunda-feira (20) (Foto: Agência Brasil)

Neste dia 20 de novembro, em celebração ao Dia da Consciência Negra, seis estados brasileiros adotaram o feriado integral. Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo estão entre os estados que oficialmente dedicam esse dia à reflexão sobre a presença da comunidade negra na sociedade brasileira e a influência da cultura africana na identidade nacional. Na Paraíba a data não é feriado.

Enquanto o feriado é uma realidade em algumas localidades, há discussões no Congresso Nacional sobre a possibilidade de transformar o dia 20 de novembro em feriado nacional. O projeto de lei apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), aprovado pelo Senado, aguarda votação na Câmara dos Deputados.

O Dia da Consciência Negra tem como objetivo promover uma reflexão profunda sobre a inserção da comunidade negra na sociedade brasileira e reconhecer a rica herança afro-brasileira. A data, que homenageia Zumbi dos Palmares, busca refletir sobre as lutas da população negra e sensibilizar a sociedade para a existência do racismo estrutural. A celebração se torna também um veículo para discutir questões como cotas raciais e igualdade salarial.

Leia também:


Relacionadas