TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
santa isabel

Mutirão de vasectomias em João Pessoa; hospital amplia vagas

Inicialmente planejados para 24 procedimentos, foram chamados 40 pacientes para a realização da cirurgia

Por Carlos Rocha Publicado em
Hospital Santa Isabel, em João Pessoa
Hospital Santa Isabel, em João Pessoa (Imagem: Divulgação)

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) anunciou uma ampliação no número de pacientes atendidos no último dia do mutirão de vasectomia, que ocorreu neste sábado (25). Inicialmente planejados para 24 procedimentos, foram chamados 40 pacientes para a realização da cirurgia.

O mutirão, dividido em três etapas consecutivas iniciadas em 18 de novembro, já beneficiou 32 usuários da rede municipal de saúde de João Pessoa. No entanto, 16 pessoas convocadas não compareceram até o momento.

Segundo o urologista Rafael Rebouças, responsável pelo Serviço de Urologia do Hospital Santa Isabel, a vasectomia é um procedimento cirúrgico simples, rápido e que não interfere na função sexual. Realizada em bloco cirúrgico ou ambulatório, a cirurgia conta com anestesia local e tem uma duração média de 30 minutos, sem a necessidade de internação hospitalar.

A vasectomia, considerada um dos métodos mais eficazes de planejamento familiar na prevenção da gravidez, é realizada gratuitamente no Hospital Municipal Santa Isabel, referência nesse tipo de procedimento em João Pessoa.

O mutirão, parte das ações do 'Novembro Azul' - mês de conscientização sobre a saúde do homem, contou com a participação de uma extensa equipe, incluindo médicos, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, recepcionistas e pessoal de apoio.

Rafael Rebouças destaca que o 'Novembro Azul' vai além do câncer de próstata, abordando questões relacionadas à saúde masculina e incentivando os homens a cuidarem de sua saúde de maneira abrangente. O mutirão é uma iniciativa importante nesse contexto, proporcionando acesso à vasectomia e contribuindo para o planejamento familiar.

Leia também:


Relacionadas