TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Nesta quinta (30)

Operação desarticula grupo criminoso que invadia territórios em João Pessoa

Segundo a investigação, o grupo criminoso utiliza disfarces sob a máscara de liderança social

Por Juliana Alves Publicado em
Força-tarefa é coordenada pelo Gaeco
Força-tarefa é coordenada pelo Gaeco (Foto: Divulgação/Gaego-PB)

Um grupo criminoso investigado por invasão de territórios foi alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO), nesta quinta-feira (30), em João Pessoa. Ao todo, são cumpridos seis mandados judiciais de busca e apreensão. A operação foi batizada de Hemera.

De acordo com a investigação, o grupo utiliza disfarces sob a máscara de liderança social, buscando estabelecer alianças com facções criminosas. Os criminosos atuam invadindo propriedades públicas e privadas, deslocando moradores e obtendo lucros através de atividades ilícitas.

As acusações contra os suspeitos são de estelionato, falsidade ideológica, invasão de propriedade, furto de energia, constituição e integração de organização criminosa, além de outros crimes. Segundo o promotor de Justiça e coordenador do Gaeco Octavio Paulo Neto, a operação deflagrada nesta quinta (30) revela a gravidade do apossamento de movimentos sociais e bandeiras legítimas por partes de facções.

“Tem sido extremamente preocupante esse contexto, haja vista que muitos destes [criminosos] também se introjetam nos ambientes públicos, através de seus padrinhos políticos. E em razão dessa simbiose com facção e movimentos sociais permitem que eles tenham base e se perpetuem no poder, o que é extremamente grave", disse o promotor.

Operação Hemera

A ação policial mobilizou 15 equipes compostas pelo GAECO e Polícias Militar e Civil, contando aproximadamente com 58 agentes de segurança pública.

Leia também:


Relacionadas