TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Paraíba

PB tem 177 mil MEIs, que representam 20% do total de trabalhadores formais

Para ser considerado como MEI, o trabalhador deve preencher uma série de requisitos do Simples Nacional.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
As informações das Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais 2021 foram divulgadas de forma experimental pelo IBGE
As informações das Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais 2021 foram divulgadas de forma experimental pelo IBGE (Imagem: Divulgação)

Um total de 177.931 pessoas estão registradas como Micro Empreendedores Individuais (MEI's) na Paraíba. O montante representa o percentual de 20,5% do total de trabalhadores cadastrados formalmente no estado em 2021. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O percentual, inclusive, coloca o estado como o segundo maior índice do Nordeste - ficando atrás apenas da Bahia, com 22,7%. No país, o percentual é o 9º maior.

Para ser considerado como MEI, o trabalhador deve preencher uma série de requisitos do Simples Nacional e um deles é não ter um faturamento anual superior a R$ 81 mil. Além disso, é necessário estar dentro das atividades permitidas.

Aumento

Na Paraíba, em 2021, cerca de 13,4 mil microempreendedores saíram do cadastro. Já outros 41,7 mil entraram no perfil. Comparado com o que se observou em 2020, há uma alta de 19,1% no total de inscritos, superior à média brasileira (18,4%) e a 4ª maior do Nordeste.

O estudo analisou dados de diferentes fontes, como o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o Simples Nacional, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), a Relação anual de Informações Sociais (Rais) e o Cadastro Central de Empresas (Cempre).

As informações são das Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais 2021, divulgadas de forma experimental pelo IBGE, pela primeira vez, nesta quarta-feira (04).

Leia mais:


Relacionadas