TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
8 de outubro

Dia do Nordestino: celebrando a cultura e combatendo a xenofobia

O Dia do Nordestino não é apenas uma celebração da cultura, mas também representa a luta e a resiliência desse povo

Por Carlos Rocha Publicado em
Dia do Nordestino: celebrando a cultura e combatendo a xenofobia
Dia do Nordestino: celebrando a cultura e combatendo a xenofobia (Foto: Carlos Rocha/ RTC)

No próximo domingo, 8 de outubro, será comemorado o Dia do Nordestino, uma data que celebra e homenageia a rica cultura e diversidade da região nordeste do Brasil. Esta celebração, instituída pela Lei nº 14.952 em 2009, destaca as manifestações culturais que são símbolos do Nordeste, como comidas tradicionais (cuscuz e bolo de rolo), danças folclóricas (maracatu e frevo), gêneros musicais (baião, xaxado e forró), além de reverenciar grandes escritores, como Ariano Suassuna.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Nordeste do Brasil é composta por nove estados, abrangendo 1.794 municípios e uma população de aproximadamente 57,3 milhões de pessoas, de acordo com o último censo de 2022.

Compreender e respeitar a cultura nordestina é fundamental para toda a população brasileira. A professora do setor Plurais da Faculdade FPB, Camila Santos, destaca a importância desse respeito: "A importância em respeitar a cultura nordestina reside em compreender o sentimento de pertencimento que existe entre os nordestinos, bem como todas as conquistas obtidas por eles em relação ao restante do país, em um movimento de lutas, resistências e uma cultura extremamente rica, que nutre, acolhe e desenvolve as capitais do Nordeste com muita ancestralidade e cultura popular."

O Dia do Nordestino não é apenas uma celebração da cultura, mas também representa a luta e a resiliência desse povo. Antes estigmatizado como "sofrido", o nordestino é hoje reconhecido como batalhador e forte. Isso é representado em obras como "Morte Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto, que retrata a realidade do Nordeste em 1955, mostrando que, apesar dos desafios, a vida continua.

No entanto, mesmo com avanços, ainda existem casos de xenofobia contra os nordestinos, especialmente nas redes sociais. No Brasil, a xenofobia é enquadrada na Lei do Racismo (Nº 9.459/97). Para o especialista Aluísio Soares, o preconceito contra os nordestinos traz consigo um sentimento de inferiorização, perpetuando uma cultura de ódio e preconceito que divide classes, povos e culturas. Isso resulta em violência e discriminação injustificáveis.

O Dia do Nordestino é uma oportunidade de celebrar a cultura e a identidade da região, promovendo diálogo, respeito e integração entre as diferentes culturas do país. Combater a xenofobia e promover a inclusão é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e unida, onde a diversidade é valorizada e respeitada.

Leia também:


Relacionadas