TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Sequência de feminicídios

Cartilha ajuda mulheres a identificar sinais de perigo de violência doméstica na PB

Conheça os tipos de violência contra mulheres e saiba como denunciar

Por Juliana Alves Publicado em
Conheça os tipos de violência contra mulheres
Conheça os tipos de violência contra mulheres (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

A violência contra mulheres é uma realidade que persiste e precisa ser enfrentada. Desde a última sexta-feira (6), três mulheres foram assassinadas em João Pessoa e Bayeux. Os suspeitos dos crimes são pessoas com quem as vítimas tiveram relacionamentos amorosos; todos foram detidos. Casos como esses acendem um alerta para toda a sociedade, que é responsável por lutar contra a violência de gênero.

Diante de tantos casos, é fundamental ressaltar a importância de denunciar episódios de violência contra mulheres. Isso porque a partir desses registros que as vítimas podem solicitar proteção ao Estado, os agressores serem responsabilizados e novas agressões e abusos podem ser evitados. Veja, no final da matéria, como denunciar.

Na Paraíba, uma cartilha traz orientação a respeito das violências domésticas sofridas pelas mulheres. O material, que pode ser acessado através do link: CARTILHA DIGITAL - MULHERES, ESTAMOS DO SEU LADO

Medidas protetivas

Dados da Justiça da Paraíba, divulgados no mês passado pelo Portal T5, revelam que aproximadamente uma medida protetiva foi expedida a cada 30 minutos no estado neste ano. Essas medidas são um dos instrumentos mais poderosos disponíveis para as mulheres vítimas de violência. Veja aqui como solicitar.

Tipos de violência

É importante lembrar que a violência contra a mulher não se manifesta somente de maneira física. Existem diversas formas de agressão que se enquadram nesse tipo crime, e que muitas vezes não são reconhecidas pela própria vítima. São elas:

  • Violência Física - qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.
  • Violência Psicológica - qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.
  • Violência Sexual - trata-se de qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.
  • Violência Patrimonial - qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.
  • Violência Moral - É considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

Denuncie

Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra as mulheres, denuncie. Em caso de emergência, a mulher ou alguém que presencie alguma agressão, pode pedir ajuda por meio do telefone 190, da Polícia Militar.

Na Paraíba, as denúncias podem ser feitas também em qualquer uma das Delegacias da Mulher (Deam) espalhadas em todas as regiões, além do plantão 24 horas na Deam Sul de João Pessoa, que funciona na Central de Polícia.

Além desses locais, o denunciante poderá utilizar os telefones 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar, para chamado de urgência) ou o 180 (número nacional de denúncia contra violência doméstica). Outra opção é fazer um registro da denúncia através da delegacia online no endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br

Denúncias de violência contra mulheres também podem ser feitas pelo WhatsApp. Para isso, basta enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180 pelo aplicativo ou pelo link https://wa.me/556196100180?text=oi.

Leia também:


Relacionadas