TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
ENTREVISTA

'Minha família está no Brasil, mas minha casa é aqui', diz paraibana que prefere ficar em Israel

Portal T5 conversou com a jovem, que relatou como está a situação no país

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Portal T5 conversou com a jovem, que relatou como está a situação no país
Portal T5 conversou com a jovem, que relatou como está a situação no país (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Aos 17 anos, Mariana Amorim tomou a decisão de ir morar em Israel para estudar. Hoje, aos 21, a paraibana decidiu permanecer no país, mesmo com a guerra que está em andamento. O Portal T5 conversou com a jovem, que relatou os momentos vividos durante os ataques do grupo terrorista Hamas, no último sábado (7).

Ao Portal T5, Mariana, que é natural de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, revela que não procurou a embaixada brasileira em Israel para retornar ao Brasil. A decisão de ficar no país se deu por motivos religiosos. "Sabemos que o Brasil está providenciando aviões para brasileiros. [Decidi ficar] porque sou judia. Minha família está no Brasil, mas minha casa é aqui.", afirmou.

Mariana contou que no sábado, durante os ataques, foi difícil entender o que estava acontecendo, por se tratar de um dia sagrado para os árabes. “Na manhã de sábado acordei com os mísseis e foi aterrorizante. Ao decorrer do dia, eu assisti meus amigos e conhecidos, todos serem convocados para o exército. Sábado é um dia sagrado para o judaísmo, então estávamos sem celular, sem saber direito o que estava acontecendo.”, conta.

A jovem relava que não estava em Jerusalém durante o bombardeio, mas mesmo após os ataques, decidiu voltar à cidade. "Eu estava em outra cidade. Graças a Deus consegui voltar para Jerusalém. Os alarmes e sirenes de mísseis soaram muitas vezes. Nosso emocional está muito abalado."

Segundo a jovem, a ordem é não sair de casa. Os únicos autorizados são os voluntários que se deslocam para levar mantimentos. "A situação como um todo é tensa, estamos rezando muito. É a única coisa que podemos fazer daqui."

O que está por trás da guerra entre Israel e Hamas?

O conflito entre Israel  e Hamas - grupo terrorista - tem como saldo mais de 1,1 mil pessoas mortas. Das vítimas, 700 estão em Israel e 413 na Faixa de Gaza, além de ao menos na Cisjordânia. O número de feridos é impreciso.

A guerra envolve a disputa da chamada “Terra Santa” entre judeus e muçulmanos. O Hamas é a organização que comanda parte dos palestinos que vivem pela região. O grupo é contra a existência de Israel e dos judeus.

Como começou?

Em resumo, ambos povos viviam no território da Palestina, até os anos de 1947 e 1948 quando, no pós-Segunda Guerra, os países da ONU votaram pela criação de um Estado judaico, depois de toda a perseguição nazista. Foi neste momento que surgiu Israel.

Com supervisão de Dennison Vasconcelos*

Leia também:


Relacionadas