TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Nesta quarta (11)

Paraibanas repatriadas de Israel chegam ao Brasil

211 brasileiros repatriados saíram de Tel Aviv na tarde dessa terça (10) e viajaram por de cerca de 14 horas

Por Juliana Alves Publicado em
Brasileiros desembarcaram no Brasil na madrugada desta quarta (11)
Brasileiros desembarcaram no Brasil na madrugada desta quarta (11) (Foto: Ministério das Relações Exteriores/Reprodução/X)

O primeiro voo de resgate de brasileiros que estavam em Israel chegou em Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira (11). Ao todo, 211 passageiros desembarcaram no Brasil na aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), entre eles duas paraibanas. Os brasileiros repatriados saíram de Tel Aviv na tarde de ontem (10) e viajaram por de cerca de 14 horas direto para a capital federal. A repatriação acontece por causa da guerra entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio.

Para o deslocamento até o destino final de cada brasileiro, as passagens serão custeadas pela empresa aérea Azul. A parceria é uma articulação da Presidência da República com a companhia.

De acordo com o governo federal, estão previstos mais quatro voos até domingo (15) na chamada Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. A estimativa é retirar 900 brasileiros que estão em Israel e na Palestina.

As próximas aeronaves com repatriados pousarão no Rio de Janeiro, no Recife, em São Paulo e as duas últimas no Rio de Janeiro.

Brasileiros em Israel

O Itamaraty já colheu os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar a região e voltar ao Brasil. A maioria é de turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou um ataque contra o território israelense. Seguiu-se, então, forte reação militar de Israel, que passou a bombardear a Faixa de Gaza.

Neste primeiro momento, o Itamaraty priorizou o traslado de cidadãos que residem no Brasil e visitavam a região do conflito sem ter passagem de volta. Uma segunda etapa da operação está sendo planejada, após a conclusão desses primeiros cinco voos.

Repatriação e emergências

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está recebendo, por meio de formulário, a inscrição de interessados em repatriação.

Os plantões consulares da embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com whatsapp, permanecem em funcionamento para atender pessoas em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty, em Brasília, também pode ser contatado pelo telefone +55 (61) 98260-0610.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também:


Relacionadas