TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Carlos Antônio Vieira

Paraibano deve assumir presidência da Caixa Econômica Federal

A decisão foi comunicada pelo Palácio do Planalto após uma reunião entre Lula e a atual presidenta da Caixa, Rita Serrano

Por Carlos Rocha Publicado em
Paraibano deve assumir presidência da Caixa Econômica Federal
Paraibano deve assumir presidência da Caixa Econômica Federal (Foto: Câmara dos Deputados)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (25) a nomeação do paraibano Carlos Antônio Vieira Fernandes como o novo presidente da Caixa Econômica Federal. A decisão foi comunicada pelo Palácio do Planalto após uma reunião entre Lula e a atual presidenta da Caixa, Rita Serrano.

Apesar de sua trajetória como servidor de carreira da Caixa, Carlos Antônio possui ligações com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), com quem trabalhou no Ministério das Cidades durante o primeiro mandato da então presidente Dilma Rousseff (PT).

A indicação de Carlos Antônio à presidência da Caixa é resultado de uma articulação liderada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e acontece em um momento em que o governo busca expandir seu apoio no Congresso Nacional.

No mesmo contexto, no mês passado, os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumiram os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente.

O governo de Lula já conta com outra paraibana à frente de um banco estatal, sendo a campinense Tarciana Medeiros a presidente do Banco do Brasil.

Em nota da Secretaria de Comunicação, o presidente agradeceu o trabalho de Rita à frente da Caixa, destacando a inauguração de 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo uma promessa de campanha de Lula de criar espaços de diálogo com gestores locais.

A nota afirma que Rita Serrano desempenhou um papel crucial na recuperação da gestão e cultura interna da Caixa, valorizando os funcionários e reforçando o papel do banco em diversas políticas sociais, além de aumentar sua eficiência, rentabilidade e financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio.

De acordo com a nota oficial, o governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para dar continuidade ao trabalho da Caixa na oferta de crédito para a economia e na execução de políticas públicas em áreas sociais, culturais e esportivas.

Carlos Antônio Vieira Fernandes é formado em economia e estudos sociais pela Universidade Estadual da Paraíba, possuindo experiência como servidor de carreira na Caixa, onde atua como consultor interno, ministrando cursos de formação para novos gestores. Ele também possui um MBA em Estratégias Empresariais e Comércio Externo e desempenhou o cargo de secretário-executivo do Ministério das Cidades durante o governo de Dilma Rousseff. Além disso, presidiu a Funcef, o fundo de pensão dos funcionários da Caixa, de 2016 a 2022.

Leia também:


Relacionadas