TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Pesquisa

Na Paraíba, um poste é derrubado por dia em acidentes de trânsito

No estado, foram 400 colisões em postes registradas só em 2023.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Colisões carro x poste deixam consequências à sociedade
Colisões carro x poste deixam consequências à sociedade (Foto: Reprodução / Portal T5)

A cidade de João pessoa tem o maior índice e ocorrências envolvendo colisões de veículos com postes na Paraíba. Só este ano, já foram confirmados 125 sinistros envolvendo postes. Os dados são de um levantamento realizado pela Energisa, responsável pela distribuição de energia elétrica no estado da Paraíba.

Segundo os números, a cidade ultrapassa Campina Grande (63), Sousa (34), Guarabira (31) e Patos (28). O levantamento aponta que este ano o estado teve uma média de 1,32 acidente/colisão por dia em 2023. Só nesse mês de outubro, já foram registrados 30 casos de colisão em postes na Paraíba.

Danos

Além de poder gerar vítimas fatais e transtornos no trânsito, as colisões podem causar a interrupção de energia elétrica em residências, escolas, comércios e hospitais, impactando a vida da sociedade.

Tempo e responsabilidade

A instalação de uma nova estrutura substituindo a que foi derrubada pode levar de três a quatro horas. Quem paga o prejuízo é o motorista responsável pelo acidente, conforme regulação da Agência Nacional de Energisa Elétrica (Aneel).

O que fazer em caso de acidentes com poste?

Em caso de colisões com poste, a Energisa recomenda que deve-se evitar sair do veículo por haver risco de choque elétrico. Além do Samu (192) e do Corpo de Bombeiros (193), as equipes da companhia elétrica devem ser acionadas. Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa (0800 083 0196, aplicativo Energisa On, redes sociais, site ou pelo WhatsApp (83) 99135-5540).

Leia mais:


Relacionadas