TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Acidentes

Internações de pessoas atropeladas crescem na Grande João Pessoa

Hospital de Emergência e Trauma recebeu 580 pessoas entre janeiro e agosto de 2023

Por Juliana Alves Publicado em
Vítima foi atingida quando atravessava a faixa
Vítima foi atingida quando atravessava a faixa (Imagem: Reprodução / Redes Sociais)

No início de setembro, a morte de um idoso de 75 anos atropelado no bairro de Cruz das Armas, na capital paraibana, completou dois meses. Lúcio da Costa Gondin estava em uma faixa de pedestre quando foi atingido por um carro. Assim como ele, outras 580 pessoas também foram internadas, entre janeiro e agosto de 2023, vítimas de atropelamentos na Região Metropolitana de João Pessoa. Esse número revela que, em média, uma pessoa foi vítima de atropelamento a cada 12 horas.

Dados solicitados pelo Portal T5 ao Hospital de Emergência e Trauma, referência no atendimento a vítimas desse tipo de acidente, mostram aumento de vítimas no trânsito.

Pedestres têm sempre prioridade sobre os demais usuários das ruas e avenidas, conforme o Código Nacional de Trânsito. Apesar disso, o número de internados na Grande João Pessoa neste ano é 7% maior do que no mesmo período de 2022, quando foram anotados 541 casos.

Para reduzir os índices de atropelamentos, são necessárias vias sinalizadas e fiscalização, bem como, educação no trânsito, explica João Eduardo, especialista em trânsito. "O fator humano ter sido uma das principais causas. A distração, o uso de celular, o momento em que as pessoas baixam a cabeça por cinco segundos e transitam às cegas por mais de 100 metros. Como também, para pedestres, que usam celulares nas ruas".

Kayky Brito

No último sábado (2), o ator Kayky Brito foi atropelado por um carro, no Rio de Janeiro. Diferente de Lúcio, ele não caminhava sob a faixa de pedestre. O artista teve traumatismo craniano e múltiplas fraturas pelo corpo e está entubado e sedado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Uma câmera de segurança registrou o momento do atropelamento do Kayky Brito. Veja:

O acidente que matou Seu Lúcio da Costa também foi registrado. Assista aqui.

Leia também:


Relacionadas