TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Sala Radegundis Feitosa

Após 10 anos, Orquestra Sinfônica da UFPB recria concerto de sua fundação

O concerto vai acontecer nesta sexta-feira, 15 de setembro, começando pontualmente às 20h, com entrada gratuita por ordem de chegada

Por Carlos Rocha Publicado em
Após 10 anos, Orquestra Sinfônica da UFPB recria concerto de sua fundação
Após 10 anos, Orquestra Sinfônica da UFPB recria concerto de sua fundação (Foto: Aline Lins/ Ascom-UFPB)

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) vai realizar uma apresentação em momemoração ao seu décimo aniversário reeditando o concerto que marcou sua estreia. A orquestra vai trazer ao palco da Sala Radegundis Feitosa alguns dos músicos que estiveram presentes no momento histórico. O concerto vai acontecer nesta sexta-feira, 15 de setembro, começando pontualmente às 20h, com entrada gratuita por ordem de chegada.

A OSUFPB, em parceria com o Lamusi (Laboratório de Música da UFPB), responsável pela administração da Sala Radegundis Feitosa, recomendou que o público chegue com pelo menos meia hora de antecedência. A abertura deve ficar por conta de Eduardo Lima, coordenador do Lamusi e músico da OSUFPB.

A organização ressaltou que a sala comporta trezentas pessoas e, por questões de segurança, não poderá liberar a entrada após a lotação.

O primeiro concerto da orquestra sinfônica ocorreu na inauguração da Sala Radegundis Feitosa, em 6 de abril de 2013. O nome da sala homenageia Radegundis Feitosa, um dos principais apoiadores da fundação da orquestra, que faleceu em julho de 2010.

Segundo a organização, a inauguração marcou o início de uma orquestra de excelência que colocou a Universidade Federal da Paraíba no mapa musical da cidade de João Pessoa, formando uma plateia diversificada com sua ampla programação, abrangendo música popular, erudita e experimental, além de interagir com a cena cultural paraibana.

Dez anos após sua fundação, a orquestra decidiu recriar o momento emblemático, apresentando o mesmo repertório e alguns dos músicos que tocaram naquele dia histórico.

O concerto contará com a participação de alunos e professores do Departamento de Música da UFPB, ampliando a orquestra, além dos músicos originais, como o trombonista Sandoval Moreno e o jovem trompetista paraibano Záccaro Feitosa. A regência será do maestro Gustavo de Paco, o mesmo que conduziu o concerto de estreia.

O público terá a oportunidade de desfrutar da "Abertura Fosca" de Carlos Gomes, a "Suíte Monete" do Maestro Duda e a "Sinfonia Nº 1, em Dó Menor, Op. 68" do compositor alemão Johannes Brahms.

Leia também:


Relacionadas