TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
dia de folga

Dia do Comerciário: o que abre e o que fecha em João Pessoa nesta segunda (18)

Apesar do Dia do Comerciário, alguns serviços que envolvem compra e venda devem ser mantidos, como é o caso das farmácias

Por Carlos Rocha Publicado em
Comércio central de João Pessoa.
Comércio central de João Pessoa. (Foto: Dayse Euzébio/PMJP)

Nesta segunda-feira, 18 de setembro, é celebrado o Dia do Comerciário, uma data importante para os trabalhadores do setor. Em virtude dessa comemoração, diversos estabelecimentos comerciais na cidade de João Pessoa e na região metropolitana não estarão em funcionamento. Conforme informado pelo Sindicato dos Comerciários da Grande João Pessoa (Sinecom), essa data é tradicionalmente celebrada na terceira segunda-feira de setembro.

Apesar do Dia do Comerciário, alguns serviços que envolvem compra e venda devem ser mantidos, como é o caso das farmácias, por exemplo. Outros setores como o serviço público, judiciário e bancário seguem funcionando sem alterações. Confira mais detalhadamente o que abre e fecha na capital:

  • Comércio: As lojas do comércio estarão fechadas. No entanto, as farmácias devem manter seu atendimento;
  • Shoppings: Os shoppings na capital paraibana não devem abrir suas lojas, porém, as praças de alimentação do Manaíra Shopping e Mangabeira Shopping funcionarão das 12h às 21h, enquanto o espaço Gourmet ficará aberto das 12h às 22h. A academia, lotérica, Casa da Cidadania, Polícia Federal e bancos seguirão seus horários de funcionamento normais. O Mag Shopping abrirá a praça de alimentação das 10h às 20h. O Shopping Sul e o Shopping Tambiá permanecerão fechados;
  • Supermercados: A expectativa é de que os supermercados também estejam fechados;
  • Bancos: As agências bancárias funcionarão normalmente;
  • Repartições públicas e jurídicas: Estas instituições seguirão com seu funcionamento normal;
  • Ônibus: A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) informou que a frota de ônibus disponibilizada será a mesma que opera aos sábados;
  • Trens e VLT's: O funcionamento dos trens e VLT's seguirá normalmente, com as viagens iniciando às 5h e se estendendo até às 19h25.

Conforme esclarecido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL), o fechamento do comércio foi estabelecido por meio de Convenção Coletiva de Trabalho. A fiscalização para garantir o cumprimento dessa determinação por parte dos empresários será realizada pelo Sindicato da categoria em conjunto com o Ministério do Trabalho.

O Dia do Comerciário é uma ocasião para reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais do comércio, mas também implica em uma pausa nas atividades comerciais para permitir que esses trabalhadores desfrutem do descanso e celebrem essa data especial.

Leia também:


Relacionadas