TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
em João Pessoa

Paraíba tem 'Dia D' de vacinação antirrábica; veja locais

A expectativa é imunizar 881 mil animais com idade a partir de 3 meses, sendo 574 mil cães e 207 mil gatos

Por Carlos Rocha Publicado em
Paraíba tem 'Dia D' de vacinação antirrábica; veja locais
Paraíba tem 'Dia D' de vacinação antirrábica; veja locais (Foto: PMJP)

Neste sábado (23), acontece o Dia D de vacinação contra a raiva animal em todo o estado da Paraíba. A ação, promovida pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibilizará postos de vacinação para cães e gatos nos 223 municípios. A expectativa é imunizar 881 mil animais com idade a partir de 3 meses, sendo 574 mil cães e 207 mil gatos.

A lista com todos os locais de vacinação na capital, João Pessoa, pode ser acessada no link.

O médico veterinário da SES, Francisco de Assis Azevedo, ressaltou que o objetivo principal da campanha vai além da vacinação dos animais. Segundo ele, existe uma recomendação do Ministério da Saúde para eliminar a raiva humana transmitida por cães e gatos até 2030, e a vacinação é a principal estratégia para alcançar esse objetivo.

"A maior meta da campanha é promover a saúde tanto humana quanto animal. Ao vacinar cães e gatos, garantimos que essas espécies estejam imunizadas, o que nos permite prevenir a raiva humana. A Paraíba possui estoque de doses da vacina, e o Ministério da Saúde enviará mais doses na próxima semana. Recomendamos aos municípios que utilizem todas as vacinas até este sábado, pois na semana seguinte haverá reposição para dar continuidade à campanha", enfatizou Azevedo.

A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por vírus. No ambiente urbano, os principais transmissores são cães e gatos. A única forma eficaz de prevenir a raiva é por meio da vacinação, que não possui contraindicações. A doença afeta o sistema nervoso central e, caso não seja prevenida, pode ser fatal em cerca de 100% dos casos, tanto em humanos quanto em animais.

O último caso de raiva humana registrado na Paraíba causou a morte de uma idosa de 68 anos em 2020. A mulher foi mordida na mão com gravidade por uma raposa, no muniípio de Riacho dos Cavalos, e começou a apresentar os sintomas. Um dia após o ataque, ela procurou a unidade básica de saúde do município. Com o diagnóstico positivo, foi transferida para o Hospital Universitário da Capital, onde veio a óbito.

A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal continuará até o dia 30 de outubro. A participação dos proprietários de animais de estimação é fundamental para garantir a imunização e evitar a propagação da doença.

Leia também:

Relacionadas