TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
inmet

PB tem alerta de onda de calor intenso em 81 cidades; veja

O alerta permanecerá em vigor até às 18h da sexta-feira (29) e concentra-se principalmente nos municípios do Sertão paraibano

Por Carlos Rocha Publicado em
Veja lista de cidades sob alerta de baixa umidade
Veja lista de cidades sob alerta de baixa umidade (Foto: Reprodução/Secom-Jundiaí)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja nesta terça-feira (26) para 81 cidades da Paraíba, devido a uma iminente onda de calor que pode elevar as temperaturas a valores 5°C acima da média. O alerta permanecerá em vigor até às 18h da sexta-feira (29) e concentra-se principalmente nos municípios do Sertão paraibano.

De acordo com informações da meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, embora as temperaturas estejam atualmente dentro da média esperada, o inverno registrou temperaturas mais quentes, com 1º e 1,5º acima da média histórica nas cidades afetadas pelo alerta. Isso aumenta a probabilidade de que a primavera também seja marcada por altas temperaturas.

Marle ressaltou que essas altas temperaturas podem persistir até a chegada do verão, porém, o alerta abrange apenas as áreas mencionadas e não se estenderá para outras regiões do estado.

De acordo com o Inmet, essa onda de calor, que poderá elevar as temperaturas a valores significativamente acima da média, representará um risco à saúde, particularmente para os grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.

Aqui está a lista das 81 cidades em alerta laranja de onda de calor na Paraíba:

Água Branca, Aguiar, Aparecida, Belém do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Boa Ventura, Bom Jesus, Bom Sucesso, Bonito de Santa Fé, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Areia, Cajazeiras, Cajazeirinhas, Carrapateira, Catingueira, Catolé do Rocha, Conceição, Condado, Coremas, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Imaculada, Itaporanga, Jericó, Joca Claudino, Juru, Lagoa, Lastro, Mãe d'Água, Malta, Manaíra, Marizópolis, Mato Grosso, Maturéia, Monte Horebe, Nazarezinho, Nova Olinda, Olho d'Água, Patos, Paulista, Pedra Branca, Piancó, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Pombal, Princesa Isabel, Quixaba, Riacho dos Cavalos, Santa Cruz, Santa Helena, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Santa Teresinha, São Bentinho, São Bento, São Domingos, São Francisco, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Espinharas, São José de Piranhas, São José de Princesa, São José do Bonfim, São José do Brejo do Cruz, São Mamede, Serra Grande, Sousa, Tavares, Teixeira, Triunfo, Uiraúna, Várzea, Vieirópolis, e Vista Serrana.

É aconselhável que a população afetada tome precauções, como manter-se bem hidratada, evitar atividades ao ar livre durante as horas mais quentes e seguir as orientações das autoridades de saúde em relação à exposição prolongada ao calor intenso.

Leia também:


Relacionadas