TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Estudo

Prazos para abertura de empresas: veja tempo para abrir um negócio na Paraíba

Dados são do levantamento realizado pelo Mapa de Empresas.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Dados revelam a realidade do estado
Dados revelam a realidade do estado (Foto: WFA Máquinas e Equipamentos)

O Mapa de Empresas, estudo elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), informou que de janeiro a agosto deste ano foram abertas  2.716.269 milhões de novas empresas no Brasil. Na Paraíba, o tempo médio de abertura de uma empresa é de 1 dia, conforme as estatísticas obtidas no segundo quadrimestre de 2023.

No Nordeste, 57.871 empresas foram abertas em 2023. Na Paraíba, há 2.236 empresas ativas - segundo o registro. Só de Microempreendedores Individuais (MEIs), foram 13.023 abertos no segundo quadrimestre de 2023 (-7,0% em relação ao 1º quadrimestre/2023 e -3,5% em relação ao 2º quadrimestre/2022).

O Maranhão foi o estado que registrou o maior aumento proporcional no número de novas empresas  (7,7% em relação ao primeiro quadrimestre).

Ao longo do ano, o estado contou a abertura de 21 empresas. No entanto, outras 28 foram fechadas. Isso significa que a Paraíba teve a maior queda proporcional no número de novas empresas, com 5,7% em relação ao primeiro quadrimestre.

Números gerais

Das mais de 2,7 milhões de empresas abertas, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte. O tempo gasto para abertura de empresas, no segundo quadrimestre, foi de 1 dia e 5 horas.

Na avaliação das capitais, Aracaju, Goiânia e Curitiba foram as mais ágeis na formalização de novas empresas, com tempo médio de apenas 2 horas. Por outro lado, Belém teve o desempenho mais baixo, com tempo médio de 3 dias e 6 horas.

Leia mais:


Relacionadas