TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
438 da capital

João Pessoa em movimento: saiba como nasce um bairro na cidade que mais cresce no NE

Bairro mais novo de João Pessoa se formou na zona Sul da capital paraibana

Por Juliana Alves Publicado em
Bairro do Geisel em João Pessoa
Bairro do Geisel em João Pessoa (Foto: Thamyres Máximo/Arquivo Pessoal)

Do Centro à Orla, João Pessoa está em movimento - e em mudança. Todos os dias, milhares pessoas se encontram num eterno vai e vem por todos os cantos da vigésima maior cidade do Brasil. É assim em todos bairros da capital paraibana, cada um com sua particularidade.

E desse assunto a pessoense Thamyres Máximo entende. A jornalista de 35 anos já morou em sete dos 73 bairros de João Pessoa. Entre idas e vindas, ela foi do Cristo ao Manaíra, de Mandacaru ao Bancários. E de mudança em mudança, conseguiu perceber as diversidades que desenham a cidade onde o sol nasce primeiro. Mas será que existe um preferido para ela?

Treze de Maio e Mandacaru foram os bairros que eu mais gostei de morar, pelas relações sociais que eu construí nesses bairros. Eles me trazem memórias boas e muitas lembranças positivas

Mas não são somente esses detalhes que encantam Thamyres. Para ela, cada bairro tem um pouco dos privilégios que fazem de João Pessoa uma cidade atrativa. "A conexão entre a urbanidade e a natureza, por exemplo. O nosso Centro Histórico é muito rico culturalmente, a orla que temos combina muito bem com o clima que a gente tem aqui. Tudo isso acaba favorecendo esse encantamento por João Pessoa", pontuou.

Na origem

Por falar do Centro Histórico... você sabia que o bairro mais antigo de João Pessoa é o Varadouro? Tudo começou lá no século 16, no período de formação da cidade. Segundo o historiador Rodrigo Mateus, "foi onde nasceu a história da Paraíba, a partir da exploração do pau-brasil".

O caçula

João Pessoa segue crescendo em direção à zona Sul. A região mais jovem de João Pessoa está situada entre o Altiplano Nobre e Quadramares. Ao Portal T5, o historiador Rodrigo Mateus explicou que a criação desses bairros se deu a partir da expansão imobiliária. Atualmente, a região tem um dos metros quadrados mais caro da cidade.

Como nasce um bairro?

Para que uma localidade seja considerada um bairro, é preciso tem o básico para a moradia de pessoas. O historiador Rodrigo Mateus explicou que um bairro começa a nascer quando ruas são registradas e há saneamento e iluminação pública, por exemplo.

Além disso, é preciso uma oficialização por parte da prefeitura. Assim, é necessário "protocolar um pedido na Câmara Municipal da cidade pelo conselho dos moradores e ter aprovação em maioria pelos vereadores", afirmou Rodrigo.

Todos os bairros são passíveis de desenvolvimento econômico e social, desde que a parceria público-privado seja bem aplicada. O Turismo de Experiência tem a capacidade de movimentar qualquer local, desde que haja organização e vontade dos habitantes. Desde a cultura local aos serviços de lazer e gastronomia, tudo pode ser convertido em moeda e gerar valor aos moradores

Aumento da população 

Os dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que João Pessoa foi a cidade do Nordeste com maior aumento de população nos últimos 12 anos.

Atualmente, a cidade tem 833.932 habitantes – um crescimento de 15,26% em comparação com 2010, quando foi feito o último recenseamento. Na época, a capital tinha 723.515 moradores.

João Pessoa

João Pessoa completa 438 anos no próximo sábado (5). A cidade em que o sol nasce primeiro, no ponto mais oriental das Américas, é a terceira Capital mais antiga do Brasil. Vida longa a João Pessoa!


Relacionadas