TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
fique por dentro

Auxílio gás: o que você precisa saber sobre o benefício

Tem direito a participar do programa famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo

Por Joao Cunha Publicado em
Gas arquivo banco central
(Foto: Arquivo/Banco Central)

O Auxílio Gás chega ao segundo mês de pagamento após a retomada do programa pelo governo federal. Na Paraíba, cerca de 250 mil famílias têm direito ao benefício, que é pago em meses alternados.

De acordo com as regras estabelecidas pela Medida Provisória que estabelece o Auxílio Gás, tem direito a receber o benefício famílias inscritas no Cadastro Único que tem renda mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo.

Também tem direito ao benefício pessoas residentes no mesmo domicílio, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) inscritas ou não no Cadastro Único.

O valor do auxílio é variável. Os beneficiários recebem 50% (cinquenta por cento) da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg.

Como se inscrever

As pessoas elegíveis aos programas sociais podem se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência. O processo é feito presencialmente.

Como receber o benefício

Os inscritos no CadÚnico e elegíveis a receberem o Auxílio Gás recebem os recursos em conta digital ou bancária. Caso a família não tenha acesso a uma dessas opções de conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital. A validade da parcela é de 120 dias.

Veja mais:



Relacionadas