TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
exclusivo

João Pessoa: ônibus foram alvos de assaltos 130 vezes em 1 ano e meio

Cinco linhas somam maior incidência de crimes, na capital paraibana

Por Joao Cunha Publicado em
Crimes foram registrados no período de 18 meses, em João Pessoa.
Crimes foram registrados no período de 18 meses, em João Pessoa. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Em um ano e seis meses, 130 assaltos em ônibus em João Pessoa foram registrados pela Polícia Civil da Paraíba. Um relatório obtido com exclusividade pelo Portal T5, via Lei de Acesso à Informação (LAI), detalha quais linhas do transporte público da capital paraibana foram mais vezes alvo dos criminosos.

Entre janeiro e junho deste ano, 37 crimes dentro de veículos foram denunciados. Passageiros das linhas 504, 1001, 104 e 507 enfrentaram mais vezes a ação dos bandidos. Essas linhas somam nove assaltos nos seis primeiros meses de 2023.

Em 2022, passageiros foram vítimas de assaltos 93 vezes. As cinco linhas com maior incidência de crimes foram: 302; 600; 601; 401; 507; 116 e 1500, que juntas contabilizam 18 casos de roubos.

As linhas mais perigosas

No período total de registro, que compreende 18 meses, os dados contabilizam cinco assaltos nas linhas 600, 601 e 507, que ligam os bairros do Varadouro, Manaíra, Bessa e Cabo Branco. Os ônibus cortam a região central até a orla da cidade.

Veja o ranking das linhas com maior número de assaltos:
- 600, que sai do Terminal do Varadouro, passa pela Lagoa e Mercado Central, Manaíra e tem como destino final o Terminal do Val Paraíso;
- 601, que sai do Varadouro e termina no Terminal de Integração do Bessa;
- 507, que sai do Varadouro com destino ao Terminal do Cabo Branco;
- 401, que sai do Varadouro com destino ao Altiplano;
- 302, que sai do Varadouro com destino ao bairro Mangabeira Cidade Verde.

Ônibus incendiado 

Na noite do dia 18 de julho, um ônibus foi completamente destruído após ser incendiado por criminosos, em João Pessoa. O motorista Silvano da Silva, 48 anos, não resistiu aos ferimentos após ter metade do corpo queimado. Ele morreu depois de 11 dias internado no Hospital de Emergência e Trauma. Ao menos outras três pessoas ficaram feridas no ataque.

O caso registrado por volta das 21h, no bairro do Padre Zé, teve um suspeito preso no dia 29 de julho. De acordo com informações da Polícia Federal, o suspeito foi localizado em Bayeux e estava em posse do veículo utilizado no crime. No carro foi encontrado um galão com forte cheiro de combustível.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações continuam para descobrir os demais envolvidos e a motivação do crime.

Posicionamento do Sintur

Por volta das 18h30 desta quinta-feira (10), o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP) emitiu uma nota informando que está constantemente preocupado com a segurança dos passageiros do transporte coletivo. Afirmou ainda que as empresas têm investido em medidas de segurança, como câmeras de videomonitoramento nos ônibus, cujas imagens podem ser utilizadas pelas autoridades policiais.

Além disso, o Sintur ressaltou que o sistema de transporte dde João Pessoa inclui catracas duplas e bilhetagem eletrônica para reduzir o uso de dinheiro nos ônibus, contribuindo para a diminuição de 54% nos roubos em ônibus entre 2022 e 2019. E finnalizou: "O Sintur-JP reforça seu compromisso em colaborar com a polícia para proporcionar um ambiente seguro no transporte coletivo".

Veja mais:


Relacionadas