TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Na Paraíba, TCE fiscaliza 110 obras de creches e encontra apenas 3 concluídas

Se estivessem concluídas, instituições poderiam atender 8.450 crianças

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Construcao civil 2306219890 0
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

De 110 obras de creches visitadas por auditores do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), apenas três estão concluídas, conforme relatório divulgado nesta quarta-feira (16). As construções tiveram repasse estadual aprovado de R$ 107,6 milhões para 108 prefeituras paraibanas. Se estivessem concluídas, essas instituições poderiam atender 8.450 crianças.

De acordo com o TCE, prefeitos dos 108 municípios vão receber relatórios individuais decorrentes da Auditoria Coordenada na Educação Infantil.

Dados enviados pela auditoria ainda apresentaram que no município de Alhandra não foi possível identificar uma das obras contemplada com recursos públicos, sem placa de identificação.

Ao falar do propósito da continuidade dos esforços para o aprimoramento do sistema de educação pública na Paraíba, o presidente do TCE, conselheiro Nominando Diniz, lembrou o resultado, já difundido, de Auditoria anterior na rede estadual de ensino.

“Já visitamos um bom número de escolas estaduais. Por incrível que pareça, há delas em melhor situação pertencentes aos municípios. Nessas inspeções, encontramos escolas não climatizadas em pleno Cariri e com carteiras estragadas, afora outras sem internet, ou com isso pago pelos professores”, contou.

O conselheiro André Carlo Torres Pontes comentou a ocorrência de problemas mais antigos na rede pública escolar. “Vimos uma escola que afundava e rachava as paredes com quatro anos de construção. Não estava em areia movediça, nem há terremoto na Paraíba”, lastimou.

Leia também:


Relacionadas