TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
mcdia feliz 2023

PB registra mais de 100 novos casos de câncer infantojuvenil por ano

Participe do McDia Feliz neste sábado e colabore com o tratamento de crianças carentes de todo o estado

Por Carlos Rocha Publicado em
Sede da Associação Donos do Amanhã, em João Pessoa
Sede da Associação Donos do Amanhã, em João Pessoa (Foto: Reprodução/YouTube/TV Tambaú)

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer é a doença que mais mata crianças e jovens de um a 19 anos no Brasil. Só na Paraíba, são registrados cerca de 100 novos casos da doença por ano. Mas a boa notícia é que a combinação entre aumento da informação com o diagnóstico precoce e a evolução dos métodos de tratamento fez com que a taxa de cura, que era 15% há 30 anos, possa hoje chegar a 80%.

E para ajudar a aumentar este número, foi criada, há 18 anos, na Paraíba, a Associação Donos do Amanhã, uma organização sem fins lucrativos que trabalha junto às crianças carentes portadoras de câncer de todo o estado que fazem tratamento no hospital de referência, em João Pessoa.

A entidade é mantida apenas com doações de pessoas físicas e algumas empresas e leva conforto e carinho às crianças e adolescentes assistidos. Cerca de 200 crianças e adolescentes com câncer recebem, mensalmente, uma cesta alimentícia enriquecida com leite e suplementos vitamínicos. A instituição custeia ainda exames de alta complexidade, compra de medicamentos (prescritos pelos médicos), aquisição de cadeiras de roda, fraldas descartáveis e alimentação para as crianças e seus acompanhantes nos dias de tratamento ambulatorial.

“Muitas famílias vêm do interior da Paraíba para fazer o tratamento dos filhos na Capital e sem o apoio da associação, não teriam como seguir com o tratamento”, comenta Ângela Marinho, diretora da instituição.

Segundo a oncopediatra e presidente da Associação Donos do Amanhã, Dra. Andréa Gadelha, a maioria das neoplasias infantis são curáveis se diagnosticadas precocemente. “O diagnóstico precoce da doença e o acesso aos serviços de média e alta complexidade e uma boa nutrição são decisivos para garantir o tratamento adequado, a sobrevida e a cura do paciente” destaca.

McDia Feliz

E para ampliar as chances de cura, a Associação Donos do Amanhã é a entidade beneficiada na Paraíba com a campanha McDia Feliz, uma das principais campanhas do país em arrecadação de fundos para causas infantojuvenis, que acontece neste sábado, 26 de agosto, em todo o país.

O valor arrecadado durante o dia com a venda dos sanduíches Big Mac no estado, será revertido para o projeto “Nutrido Venceremos”, que vai adquirir e distribuir suplementos alimentares para as crianças atendidas pela Donos do Amanhã, para que possam se recuperar mais rapidamente.

Como contribuir

Para contribuir com as crianças carentes com câncer, basta adquirir um sanduíche Big Mac, neste sábado, dia 26 de agosto, em qualquer restaurante McDonald’s de João Pessoa ou Campina Grande. Além dos sanduíches, serão vendidos artigos como camisetas, que vão reforçar a arrecadação.

Leia também:


Relacionadas