TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
são mamede

Criança é internada após picada de jararaca no interior da Paraíba

Em 2022, o estado registrou pelo menos 340 acidentes envolvendo cobras

Por Carlos Rocha Publicado em
Criança é internada após picada de jararaca no interior da Paraíba
Criança é internada após picada de jararaca no interior da Paraíba (Foto: Divulgação)

Uma menina de 5 anos de idade deu entrada na manhã desta quinta-feira (31), em um hospital infantil na cidade de Patos, no sertão da Paraíba, após ter sido picada por uma cobra. Segundo informações divulgadas pelo hospital infantil Noaldo Leite, a serpente responsável pela picada foi identificada como sendo da espécie jararaca, conhecida por ser peçonhenta.

O hospital confirmou a informação ao Portal T5 e informou que a criança está se recuperando satisfatoriamente. A criança chegou ao hospital queixando-se de intensas dores na região da picada. O procedimento padrão foi realizado, que consiste na aplicação de um soro antiofídico. Posteriormente, a paciente foi submetida a uma série de exames e continua internada em estado de observação.

Funcionários do hospital relataram que o incidente ocorreu no município de São Mamede, também no sertão do estado. Em 2022, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou pelo menos 340 acidentes envolvendo cobras na Paraíba (dados de janeiro a novembro). Desse total, 247 casos foram de picadas de jararaca, 68 de cascavel e 25 de cobra coral.

Em casos de picadas de cobras peçonhentas, é essencial receber tratamento com soro antiofídico para evitar complicações. Na Paraíba, os locais de referência para o acesso a esse soro são: Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa; Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande; Hospital Regional Janduhy Carneiro, em Patos; Hospital Regional de Cajazeiras; e Hospital Regional Santa Filomena, em Monteiro.

Medidas preventivas, especialmente em áreas rurais, incluem o uso de calçados fechados, perneiras ou botas de cano alto, atenção ao pisar ou se apoiar, evitar mexer em buracos no chão ou troncos de árvores sem proteção adequada.

Segundo especialistas, em caso de acidentes, é crucial lavar a área da picada com água e sabão, manter o local em posição confortável e buscar atendimento médico. É importante não realizar cortes ou torniquetes no local, manter o paciente deitado e hidratado, e evitar a aplicação de substâncias como álcool, vinagre ou urina.

Leia também:


Relacionadas