TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
tonny cultura

"Bayeux hoje está de luto", diz filho de ex-candidato assassinado

Um dos filhos de Tonny Cultura relatou detalhes sobre como o crime ocorreu

Por Carlos Rocha Publicado em
"Bayeux hoje está de luto", diz filho de ex-candidato assassinado
"Bayeux hoje está de luto", diz filho de ex-candidato assassinado (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

A Polícia Civil segue investigando as circunstâncias do assassinato do ativista cultural e ex-candidato a prefeito de Bayeux, Ideltoni Ribeiro Soares, mais conhecido como Tonny Cultura, de 46 anos. Um dos filhos da vítima relatou detalhes sobre como o crime ocorreu.

Segundo o relato do filho, Tonny Cultura possuía um comércio de bebidas no distrito de Bebelândia, em Santa Rita. Por volta de uma da manhã, uma dupla chegou ao estabelecimento e pediu algumas cervejas. No entanto, sem qualquer motivo aparente, eles sacaram suas armas e dispararam contra o homem.

"Até o momento, estou sem entender nada. Foi uma situação repentina. Minha irmã estava no quarto quando recebeu uma ligação e, de repente, chegaram duas pessoas para comprar cerveja, por volta da meia-noite ou uma da manhã. Meu pai atendia 24 horas. Os dois rapazes chegaram em uma moto e pediram para ele pegar três caixas de cerveja. Ele veio com duas caixas em um braço e uma caixa no outro. Quando ele colocou as duas caixas no chão e se levantou, foi nesse momento que atiraram nele", relatou o filho consternado.

"A cidade de Bayeux hoje está de luto, pois perdeu não apenas um artista, mas também um ativista cultural dedicado. Além do filho que deu o depoimento, Tonny Cultura deixou outros cinco.

De acordo com o filho, o velório de Tonny Cultura está previsto para ocorrer às 16 horas deste sábado (8). Já o sepultamento deve acontecer na manhã deste domingo (9), no cemitério de Bayeux, local onde Tonny trabalhou por um período de sua vida.

O caso

Na madrugada deste sábado (8), o Distrito de Bebelândia, localizado em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, foi palco de mais um homicídio que chocou moradores. Ideltoni Ribeiro Soares, de 46 anos, conhecido na região como Tonny Cultura, foi morto a tiros.

Segundo a polícia, o ex-candidato era muito popular em meio à comunidade e desempenhou diversas atividades, como professor do ensino médio, conselheiro tutelar, ativista cultural, além de candidato a deputado federal, prefeito e vereador de Bayeux.

De acordo com informações da Polícia, Tonny foi alvejado por disparos de arma de fogo, porém, até o momento, não há informações sobre suspeitos. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área do crime, comunicando a perícia para realizar os procedimentos necessários e coletar materiais que possam auxiliar nas investigações.

O crime ocorreu quatro dias após o assassinato de William do Nascimento Lira, também conhecido como Elton Lira, ex-candidato a vereador da região de Bebelândia. Elton foi morto a tiros em um campo de futebol no mesmo distrito, sendo atingido por vários disparos de espingarda calibre 12, a maioria deles direcionados à sua cabeça.

Polícia Civil está investigando os dois casos para determinar a motivação dos assassinatos, bem como se há alguma relação entre os crimes e se há envolvimento político. No caso de Tonny, não é descartada a hipótese de tentativa de latrocínio, segundo os investigadores.

Em 2012, Tonny Cultura, foi preso sob acusações de extorsão. Na época, atuava como conselheiro tutelar e foi acusado, junto a um colega, de extorquir um vereador que estaria envolvido em um relacionamento com uma adolescente de 15 anos.

O ex-candidato teria exigido uma quantia de R$ 6.000 em troca de seu silêncio. Na ocasião, a polícia realizou uma operação e o prendeu em flagrante no momento em que ele recebia o montante. As informações foram fornecidas, na época, pelo major Lucas, da Polícia Militar da Paraíba.

Além disso, em 2016, durante sua campanha para prefeito de Bayeux, Tonny Cultura fez acusações de enriquecimento ilícito contra o então candidato Berg Lima.

Leia também:


Relacionadas