TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
julho amarelo

João Pessoa inicia programação contra hepatites virais nesta quarta (12)

A programação terá início nesta quarta-feira, dia 12, e se estenderá até o dia 5 de agosto, data do aniversário da capital paraibana

Por Carlos Rocha Publicado em
João Pessoa inicia programação contra hepatites virais nesta quarta (12)
João Pessoa inicia programação contra hepatites virais nesta quarta (12) (Foto: PMJP)

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), divulgou o calendário de ações e atividades do 'Julho Amarelo', mês de luta contra as hepatites virais. A programação terá início nesta quarta-feira, dia 12, e se estenderá até o dia 5 de agosto, data do aniversário da capital paraibana. Durante as atividades, as equipes de saúde estarão distribuindo material educativo e informativo, realizando aconselhamento e fornecendo orientações à população sobre a prevenção das hepatites virais, além de realizar testagens para detecção da doença.

Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde da capital, destacou a importância da vigilância, controle e monitoramento das hepatites virais e outras infecções, pois quando não diagnosticadas, podem levar a complicações graves, como cirrose ou câncer de fígado. O trabalho preventivo conta com a parceria do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (CTA).

A programação terá início com as equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde realizando testagens rápidas para detecção das hepatites virais, sífilis e HIV/AIDS, além de oferecer aconselhamento pré e pós teste rápido, no Busto de Tamandaré, das 16h às 22h.

No dia 20 de julho, os profissionais de saúde estarão na Rua da Areia, no Centro, também das 16h às 22h, realizando a entrega de preservativos masculinos e femininos e promovendo uma panfletagem com material educativo. Essa mesma ação ocorrerá no dia 23, no Largo da Gameleira, em Tambaú, também das 16h às 22h.

Durante a realização da tradicional Festa das Neves, que acontece entre os dias 27 e 30 de julho, e nos dias 3, 4 e 5 de agosto, os profissionais da DVS estarão presentes no Parque Solon de Lucena, promovendo ações de prevenção junto à população. Serão distribuídos materiais educativos e informativos, preservativos, além de realizarem aconselhamentos.

As hepatites virais são doenças silenciosas que causam inflamação no fígado. Representam um problema de saúde pública de grande importância, pois muitas pessoas são afetadas sem serem diagnosticadas. Podem ser causadas por vírus, uso de medicamentos, álcool, drogas, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas, e podem apresentar alterações leves, moderadas ou graves no fígado.

O Julho Amarelo é celebrado para promover a conscientização e combate às hepatites virais. A data de 28 de julho foi instituída como o Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2010. A campanha foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância, prevenção e controle da doença.

Leia também:


Relacionadas