TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Levantamento

Cerca de 24 mil usuários sofrem com estruturas de unidades de saúde; PB tem 8 postos interditados

Fiscalizações identificaram a falta de elementos básicos, como pia para higienizar as mãos

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
UBS Mutirão, em Campina Grande, foi interditada pelo CRM no dia 15 de março
UBS Mutirão, em Campina Grande, foi interditada pelo CRM no dia 15 de março (Foto: Reprodução/CRM)

Mofo, rachaduras e infiltração prejudicam a qualidade do atendimento de aproximadamente 24 mil paraibanos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Paraíba. Problemas como esses são a causa de dez interdições éticas realizadas, neste ano, pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), nas cidades de João Pessoa, Bayeux, Sapé e Campina Grande. Para a população, que precisa desses locais como porta de entrada no SUS (Sistema Único de Saúde), cresce a dificuldade para o direito à assistência médica.

Desde janeiro, as fiscalizações identificaram a falta de elementos básicos, como pia para higienizar as mãos. Ao Portal T5, o gestor de fiscalização do CRM, Bruno Leandro, afirmou que, na maioria dos casos, as interdições identificam problemas estruturais dos prédios. "As vezes os postos são construídos ou utilizam casas alugadas há um bom tempo e não tiveram a manutenção adequada, ou sofreram desgaste por conta de uma grande quantidade de chuvas. O fato é que muito deles possuem rachaduras, mofo e infiltração. Além disso, também existem problemas de falta de equipamento. Alguns até pia para lavar a mão está em falta", declarou.

Das dez unidades interditadas para atendimento, apenas duas, em João Pessoa e Bayeux, tiveram regularização e puderam retomar os serviços para os usuários. Oito pontos continuam suspensos. Para o CRM-PB, cada um desses locais deveria atender cerca de 3 mil pessoas.

Em João Pessoa, o posto com o maior tempo de interdição está no bairro do Valentina, na "UBS Integrada", interditada no dia 18 de janeiro de 2023. Além dela, a capital possui outros quatro locais impossibilitados, são eles: 'Qualidade de Vida (Varjão)", "Saúde Para Todos" (Bairro dos novais), "Grotão Equipe Vista Alegre" e "Grotão Equipe Grotão 1"

Sobre a situação dos prédios interditados, a Secretaria de Saúde de João Pessoa afirmou que os pacientes continuam recebendo atendimento médico, sendo encaminhados para as unidades mais próximas. Além disso, foi informado que "A unidade Valentina Integrada já está em reforma, os aparelhos de ar-condicionado da Qualidade de Vida já foram instalados e na USF Grotão os reparos serão iniciados ainda está semana.", informou ao Portal T5.

Em Campina Grande a realidade não é diferente. Duas UBS foram interditadas pelo CRM, em 2023. Trata-se das "UBS Mutirão" e "Âncora Sítio Marinho". Sobre o estado delas, a Secretaria de Saúde do município informou que a unidade 'Mutirão' foi demolida para a construção de um prédio novo, mas que os pacientes estão sendo atendidos no "Clube de Mães", que foi reformado pela prefeitura. A unidade 'Âncora Sítio Marinho' está sendo reformada pelo município e se trata de uma unidade especial, que funciona uma vez por semana.

Também consta na lista de interdições a UBS Portal II, em Sapé. Entretanto, até o momento da publicação desta matéria, a Secretaria de Saúde não informou quais procedimentos estão sendo adotados para resolver o problema.

Leia mais:


Relacionadas