TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
atos violentos

Botafogo-PB acusa policiais de abuso de poder; PMs são investigados

Em nota, o Belo repudiou a agressividade dos policiais e citou "falta de preparo" dos agentes

Por Juliana Alves Publicado em
Policiais da cavalaria atuaram após o jogo deste sábado (15)
Policiais da cavalaria atuaram após o jogo deste sábado (15) (Foto: Reprodução/Redes sociais)

O Botafogo-PB repudiou as ações da Polícia Militar (PM) que causaram tumulto após o jogo no Estádio Almeidão, neste sábado (15). Em nota publicada nas redes sociais, o Belo acusou os policiais envolvidos de abuso de poder e agressividade e citou falta de preparo dos agentes. No comunicado, a diretoria executiva e o conselho deliberativo do Botafogo-PB pediram a substituição do comandante da PM na região. Polícia Militar disse que vai instaurar uma sindicância para apurar o caso.

Através do Instagram, o Belo compartilhou alguns vídeos feitos por torcedores que presenciaram as agressões. Na nota, o clube afirmou que “antes que a PM queira legitimar a conduta dos seus integrantes envolvidos, as imagens divulgadas pela imprensa e por terceiros em vídeos que circulam nas redes sociais, por si só, dizem tudo, são claríssimas e demonstram o abuso de poder, agressividade e falta de preparo dos policiais envolvidos”.

“A truculência e o despreparo demonstrados pelos policiais nos vídeos, chocam, basicamente, por vários motivos: 1) Era um momento pacífico de comemoração; 2) Em nenhum momento houve agressão por parte da torcida; 3) Não havia animosidade entre torcidas, posto que era jogo de torcida única; 4) Crianças, mulheres, idosos foram agredidos indistintamente”, diz um trecho do comunicado.

Ainda na nota, o Botafogo-PB exigiu “uma posição urgente do Secretário de Segurança Pública da Paraíba, bem como da Corregedoria da Polícia Militar, quanto à abertura de procedimento investigatório contra todos os agentes estatais envolvidos nas agressões aos torcedores”. O clube pediu que os policiais sejam “prontamente identificados e processados por crime de abuso de autoridade (Lei 4.898/65), e outras eventuais tipificações condizentes às rigorosas sanções administrativas e criminais”.

O Botafogo-PB afirmou ainda que vai solicitar a substituição do comandante responsável pelos atos e que “irá diretamente ao Governador do Estado da Paraíba, com todas as imagens e vídeos, por entender que o lamentável episódio se caracteriza como um grave atentado às liberdades individuais de seus torcedores”.

Em nota enviada ao Portal T5, a Polícia Militar informou que os vídeos dos atos que circulam nas redes sociais foram encaminhados à Corregedoria e que será instaurada uma sindicância interna para apurar as ações dos policiais.

"Caso seja constatada alguma conduta ou fato isolado praticado pelos membros da corporação, no final da apuração sobre o jogo desse sábado (15), a PM tomará as medidas legais previstas no ordenamento jurídico e regulamentos da PMPB", afirmou a polícia.

Confira, abaixo, a nota da Polícia Militar na íntegra:

"POLÍCIA MILITAR - COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL METROPOLITANO
NOTA

A Polícia Militar da Paraíba informa que tomou conhecimento das denúncias realizadas pelos torcedores do Botafogo-PB, através de imagens publicadas em redes sociais, de possível uso excessivo da força durante a dispersão da torcida após o término da partida entre Botafogo-PB e Aparecidense-GO, ocorrido na noite do último sábado (15), pelo Campeonato Brasileiro Série C, no estádio O Almeidão, em João Pessoa.

Os vídeos gravados por populares que mostram a intervenção feita pelos policiais na saída da arquibancada sombra, com uso de equipamentos de controle de distúrbios não letal, já foram encaminhados à Corregedoria da PMPB e será instaurada uma SINDICÂNCIA interna para apuração administrativa em toda sua extensão.

Vale lembrar que a Polícia Militar da Paraíba, até este mês de julho, já atuou no policiamento de quase 100 jogos de futebol de Campeonato Paraibano, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, entre outros, não sendo registrado nenhum incidente provocado por ações de policiais, pelo contrário, as intervenções feitas evitaram fatos que comprometiam a segurança e proteção dos torcedores.

Caso seja constatada alguma conduta ou fato isolado praticado pelos membros da corporação, no final da apuração sobre o jogo desse sábado (15), a PM tomará as medidas legais previstas no ordenamento jurídico e regulamentos da PMPB.

Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CPRM)"

*Matéria atualizada às 20h14 para acréscimo da nota da Polícia Militar

Leia também:


Relacionadas