TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
chuvas

João Pessoa registrou junho mais chuvoso em 4 anos

Comparando com a média histórica para junho, que é de 368,70mm, as chuvas do último mês ficaram 60% acima do esperado

Por Carlos Rocha Publicado em
Centro de João Pessoa é região mais atingida pelas chuvas, com 116,8 mm
Centro de João Pessoa é região mais atingida pelas chuvas, com 116,8 mm (Foto: Reprodução)

O mês de junho de 2023 foi caracterizado por fortes chuvas na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a região registrou um volume pluviométrico impressionante de 588,0mm ao longo do mês, o maior índice para um mês de junho em quatro anos, desde 2019. Nesse ano, João Pessoa havia registrado 659,6mm no mesmo período. Comparando com a média histórica para junho, que é de 368,70mm, as chuvas do último mês ficaram 60% acima do esperado. Esse aumento substancial destaca a intensidade do período chuvoso e ressalta a importância de monitorar as condições climáticas na região.

A quantidade significativa de chuva em João Pessoa durante junho de 2023 pode ter diversos impactos, como enchentes, deslizamentos de terra e outros transtornos relacionados ao excesso de água. Portanto, é fundamental que a população esteja preparada e atenta às orientações dos órgãos competentes. Vale mencionar que as maiores quantidades de chuva ocorreram mais em meados e no final de junho deste ano.

A previsão indica que as primeiras semanas de julho de 2023 continuarão marcadas pela continuidade das chuvas na capital paraibana, assim como em todo o leste do estado. A precipitação persistirá, variando de fraca a forte intensidade. É importante ressaltar um aumento significativo no volume de chuva previsto para os dias 02 e 03 de julho, assim como entre os dias 07 e 15 de julho, o que pode resultar em alagamentos e deslizamentos de terra.

Estima-se que a média de chuva no litoral paraibano, durante a primeira quinzena de julho, seja entre 100 e 200mm. O mês de julho será marcado pelo risco de alagamentos no leste paraibano. Embora a quantidade de chuva esperada seja um pouco abaixo da média climatológica para julho, que é de 284,9mm, ainda é importante estar atento aos possíveis danos causados pela chuva ao longo do mês, pois as precipitações persistirão, apresentando grande potencial para alagamentos e deslizamentos de terra. Essa condição também se aplica a toda a região leste do Nordeste e ao norte do Maranhão.

No interior do Nordeste, o tempo será predominantemente seco, como é comum para esta época do ano, com poucas chuvas. É essencial que a população esteja preparada e adote medidas de prevenção diante dessas condições climáticas, buscando minimizar os riscos e garantir a segurança de todos.

A orientação do Inmet, em casos de chuvas intensas e temporais, é evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Imagens: ClimaTempo


Relacionadas