TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Pandemia de Covid-19

Vacina sobrando: PB tem 400 mil doses em estoque e 14% da população imunizada

Índice de vacinação com a vacina bivalente na Paraíba estão muito abaixo da meta, que é de 90%

Por Juliana Alves Publicado em
Campanha de vacinação terminou no último dia 30 de junho
Campanha de vacinação terminou no último dia 30 de junho (Foto: Reprodução/Secom-JP)

O cenário trágico vivido nos últimos anos de pandemia de Covid-19 parece ter caído no esquecimento de muitos paraibanos. Isso porque tem vacina sobrando no estado. De acordo com dados do Ministério da Saúde, menos de 15% da população da Paraíba se imunizou com a vacina bivalente.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES), pouco mais de 440 mil pessoas receberam a vacina que oferece uma proteção maior contra o coronavírus. A população apta para ser vacinada é de quase três milhões de paraibanos.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as vacinas que estão disponíveis são altamente eficazes na prevenção de doenças graves, hospitalização e morte contra todas as cepas do vírus que causam a Covid-19. Os imunizantes estão disponíveis em todas as cidades da Paraíba.

Crianças desprotegidas

Mas não é apenas a vacina bivalente que está sobrando. Isso porque a cobertura vacinal para o público infantil está bem abaixo da meta, que é de 90%. Segundo dados da Secretaria de Saúde, 194 mil crianças, de até quatro anos, ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19 na Paraíba, o que representa menos de 25% do público-alvo.

O número é ainda mais preocupante com relação às crianças entre 5 e 11 anos que não receberam a dose de reforço. Os dados da SES revelam que menos de 10% desse público completou o esquema de reforço. Em outras palavras, mais de 312 mil crianças não reforçaram a imunização contra o coronavírus.

De acordo com a chefe do núcleo de Imunizações da SES, Márcia Mayara, os dados revelam a fragilidade da proteção nas  crianças e faz um alerta. "Temos observado que o público infantil ainda está com cobertura insuficiente. Lembramos que vacina contra covid-19 está disponível para crianças a partir de 6 meses e que os pais ou responsáveis devem investir nesse cuidado para proteger os pequenos dos casos graves e dos óbitos”, disse.

O Portal T5 entrou em contato com o Ministério Público da Paraíba para saber se o órgão planeja alguma recomendação para aumentar os índices de vacinação no estado, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.

Leia também:


Relacionadas