TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
vulnerabilidade

João Pessoa tem aumento de idosos em situação de rua, em 2023

Quase 100 casos de violência ou violação de direitos contra idosos foram registrados na capital paraibana, neste ano

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Dia Mundial da Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado nesta quinta (15).
Dia Mundial da Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado nesta quinta (15). (Foto: Freepik/Reprodução)

A violência e a violação de direitos contra idosos são feridas sociais que crescem nos centros urbanos brasileiros. Em João Pessoa, o número da população acima de 60 anos vivendo nas ruas aumentou. Nos quatro primeiros meses de 2023, o Ruartes (Serviço Especializado em Abordagem Social) registrou 14 idosos em situação de rua na capital paraibana. No ano anterior, foram registrados 10 casos, no mesmo período.

Ainda neste ano, outras 55 pessoas desamparadas foram atendidas nas Casas do Idoso. Esses idosos em vulnerabilidade tiveram acolhimento nessas unidades públicas de João Pessoa em meio a perda de direitos.

Atualmente, 15,2% da população de João Pessoa é considerada idosa, ou seja, cerca de 127 mil pessoas têm mais de 60 anos de idade, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta quinta-feira (15) é dedicada à atenção para essa parcela da população, considerada a segunda mais vulnerável a violências.

Violência

De janeiro a abril desse ano, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) registrou 94 casos de violência ou violação de direitos contra idosos. O número representa uma pequena redução, de 10%, quando comparado aos registros do mesmo período de 2022, quando foram contabilizados 131 casos.

As denúncias de violações aos direitos de pessoas idosas também chegam por meio do Disque 156, que é um canal gratuito disponibilizado pela Prefeitura, através da Sedhuc. Só no primeiro quadrimestre desse ano, foram registradas 32 ligações. Dessas, 12 foram relativas à violação de direitos de idosos , o que representa o dobro registrado em 2022 no mesmo período.

Denuncie 

O Disque 156 deve ser acionado quando houver registro de discriminação ou preconceito de gênero, etnia, cor e demais situações. As denúncias podem ser feitas também pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo chat online, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ligações gratuitas e sigilosas.

Como buscar ajuda?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social oferece gratuitamente serviços de proteção especializados e continuado aos idosos em situação de risco pessoal e/ ou social e suas famílias em situação de ameaça ou violação de direitos, com risco de violência, negligência, abandono, abuso e exploração sexual. O Creas trabalha em conjunto com outros serviços na garantia dos direitos. Em casos de violação aos diretos dos idosos, dá o suporte inicial e encaminha para outros serviços da rede pública.

CMPI – O Conselho Municipal da Pessoa Idosa é mais um canal de orientação à população, pelo qual é possível pedir ajuda e denunciar suspeitas de violação de direitos e violência doméstica contra a pessoa idosa. O serviço pode ser acionado pelo número 3218-9816. Colhida as informações, as denúncias são encaminhadas ao Creas/Paefi I,II,II e IV. O Conselho fica localizado na Rua Augusto dos Anjos, nº 56, Centro (próximo à 2ª Delegacia Distrital).

Centro de Referência – O Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa oferece cursos, oficinas e aulas gratuitas como ginástica gerontológica, alongamento, aeróbica dançante, hidroginástica, artesanato, coral, Reiki, oficina da memória, entre outros. O público atendido no serviço conta com acompanhamento nutricional, assistente social e psicológico, incluindo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Para informações o telefone é 3214-8188. O espaço está localizado na rua Ana Guedes Vasconcelos, s/n, bairro Altiplano (ao lado da Escola Superior da Magistratura da Paraíba).

Imagem de jcomp no Freepik

Leia também:


Relacionadas