TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Kaio Cesar

Paraibano campeão americano de jiu-jitsu revela planos para carreira

Kaio Cesar mora nos Estados Unidos desde 2018 e é uma das referências nacionais nas artes marciais

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Kaio foi campeão americano de Jiu-jitsu em 2021
Kaio foi campeão americano de Jiu-jitsu em 2021 (Foto: Reprodução/ Instagram)

Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger e Jean-Claude Van Damme. O que esses nomes têm em comum? Além do fato deles serem atores de filmes ação renomados em Hollywood na década de 80, todos serviram de inspiração para o paraibano Kaio Cesar, campeão americano de Jiu-Jitsu, em competição disputada nos Estados Unidos. Ao Portal T5, o atleta contou sobre sua trajetória no esporte, seus objetivos de vida e os planos de voltar ao Brasil.

Começo na juventude

Nascido em João Pessoa, Kaio começou a dar os primeiros passos no mundo das artes marciais ainda na adolescência. Mas na infância ele conta que já tinha algumas referências e inspirações, principalmente através de filmes. “Quando eu era criança, sempre assistia filmes com o Van Damme, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. Eles faziam muitos desses filmes que envolviam artes marciais. E daí, também tinham lutadores como Vitor Belfort e Wanderlei Silva. Me motivava muito assistir esses astros e ai foi quando começou cada vez mais a inspiração”.

A paixão pela artes marciais foi sendo levada a sério e, aos poucos, tudo começou a fazer sentido. "Eu fui me encontrando no esporte e vi que realmente era o que eu queria para a minha vida”, contou.

Mudanças

Visando dar um passo a mais na carreira, Kaio percebeu a necessidade de se mudar para o exterior. “O que me fez sair da Paraíba e vir para os Estados Unidos foi participar das maiores competições de Jiu-Jitsu. Uma delas é o mundial que é realizado aqui nos EUA. Então as oportunidades aqui são muito grandes.”

E valeu a pena. Campeão americano em 2021, o paraibano afirma que fica feliz em ter saído da zona de conforto. “Cada vez mais eu fico feliz de alcançar todos esses títulos que eu venho conquistando aqui. Ter me tornado campeão americano foi uma coisa incrível, porque me faz pensar da onde eu vim e de todas as barreiras e dificuldades que eu sempre tive. De ter acreditado em mim e ter saído da minha zona de conforto, todo o meu esforço valeu a pena.”

Próximos passos

Vivendo grande fase em 2023, após conquistar medalha de ouro em competições regionais pelos Estados Unidos, o atleta paraibano agora busca conquistar o primeiro lugar em um dos campeonatos mais importantes do ano.  “Eu tenho me preparado bastante esse ano para conquistar o lugar mais alto do pódio nos principais campeonatos da federação. O primeiro deles vai ser o Nationals em julho, e eu estou muito animado para lutar".

Focado, Kaio afirma que o objetivo é ser campeão mundial. "Venho me preparando muito mais do que da outra vez, tanto mental quanto físico. Quero almejar o segundo título americano e o primeiro mundial."

Saudade de casa

Morando nos Estados Unidos desde 2018, Kaio Cesar conta que sente saudade do Brasil. E, especialmente, da culinária. "Eu sinto muita falta da comida nordestina. A nossa comida é muito rica em raízes, (sinto saudade) da culinária e do sabor da nossa comida".

"O calor da população também, a população da Paraíba e do Nordeste é muito calorosa e muito feliz. Até mesmo dos treinos, de treinar naquele ambiente quente, tropical, você termina o treino e tá com o Kimono suado. Também sinto muita saudade das praias, aquela praia com o mar quentinho. Isso me faz sentir muita saudade”, disse ele.

Para matar a saudade, o paraibano contou que planeja um retorno ao estado. "Eu penso em voltar para passar férias na Paraíba, para rever família e amigos. E também para passar uma temporada treinando com meus amigos. Quero também desfrutar das praias e da comida."

Recado para as novas gerações

Em conversa com o Portal T5, o lutador também deixou um recado para os novos atletas que pretendem entrar no mundo das artes marciais. "O recado que eu queria dar, tanto para a criançada, quanto para os adultos, é que se você tem um sonho e quer viver do Jiu-Jitsu, não desista. Acredite. No momento que você achar que quer desistir, siga em frente. Tudo lá na frente vai dar certo. A disciplina e a constância leva você aos seus sonhos", finalizou.

Kaio Cesar entra em ação novamente nos dias  7 e 8 de julho, quando disputará a edição 2023 do campeonato americano de Jiu-Jitsu.

Leia também:


Relacionadas