TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
meio ambiente

Acender fogueiras na PB pode gerar multa; veja onde é proibido

Superintendência de Administração do Meio Ambiente está fiscalizando cumprimento da lei

Por Carlos Rocha Publicado em
Lei de 2020 proíbe acender fogueiras na Paraíba
Lei de 2020 proíbe acender fogueiras na Paraíba (Foto: Reprodução/Secom-JP)

As fogueiras em espaços urbanos continuam proibidas na Paraíba, de acordo com a Lei Estadual 11.711, em vigor desde 19 de junho de 2020. A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) informou que está intensificando as fiscalizações durante o período junino e pede à população que denuncie a infração caso se depare com fogueiras em áreas urbanas, por meio dos telefones (83) 9 8844-2191 (Sudema) ou 190 (Polícia Militar).

Com o início das festividades juninas, surgiram dúvidas sobre a possibilidade de acender fogueiras na Paraíba. A Sudema esclarece que a lei em vigor proíbe o acendimento de fogueiras em todos os espaços urbanos do estado durante o período da pandemia de coronavírus. Essa informação tem gerado questionamentos na população, especialmente após o recente anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o fim do estado de emergência em saúde, o que levou algumas pessoas a acreditarem no término da pandemia.

"É importante destacar que a Lei Estadual nº 11/711/2020 continua em vigor, uma vez que ainda estamos enfrentando a pandemia. Portanto, a Sudema está intensificando suas ações de fiscalização durante o período de São João, com o objetivo de coibir infrações ambientais e garantir o cumprimento da legislação pertinente", ressaltou o chefe da Divisão de Fiscalização da autarquia, Capitão Aragão.

Segundo o Capitão Aragão, aqueles que forem flagrados descumprindo a norma estarão sujeitos a uma multa no valor de dez UFR-PB (Unidades Fiscais de Referência do Estado da Paraíba), o equivalente a pouco mais de R$ 600,00. Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro. "É importante lembrar que a fumaça das fogueiras pode causar irritação nas vias aéreas, agravando os casos de covid-19 e outras doenças respiratórias, além de causar transtornos ao meio ambiente", completou o Capitão Aragão.

Leia também:


Relacionadas