TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
chuvas

João Pessoa teve mais de 80 milímetros de chuvas nas últimas 24h

As informações foram repassadas pela Defesa Civil da capital

Por Carlos Rocha Publicado em
Dia amanheceu com muita chuva na capital paraibana
Dia amanheceu com muita chuva na capital paraibana (Foto: Arquivo Portal T5)

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) de João Pessoa informou, nesta sexta-feira (30), que está intensificando o monitoramento das áreas de risco devido às fortes chuvas registradas nas últimas 24 horas. A cidade foi atingida por mais de 80 mm de precipitação, porém, não foram registradas ocorrências graves, segundo informações confirmadas pela Compdec-JP.

Equipes da Defesa Civil estiveram em diversos pontos da cidade nesta sexta-feira (30) para atender às demandas da população. Entre as ações realizadas, destaca-se a atuação na Vila São Luís, em Jaguaribe, onde a água estava se acumulando na via e invadindo residências. A equipe da Compdec-JP esteve presente no local e tomou as medidas necessárias para resolver o problema. Na Rua Xavier Júnior, uma máquina foi utilizada para desobstruir a tubulação do Rio Jaguaribe.

Além disso, a Defesa Civil também esteve presente na comunidade São Rafael, nas Três Lagoas, onde ocorreu transbordamento, nos Funcionários e no Castelo Branco, para verificar o escoamento das águas que descem pela escadaria hidráulica até a BR-230, onde também foi feito o monitoramento de uma barreira próxima ao KM 19.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, atribui os resultados positivos à limpeza e manutenção da rede de drenagem pluvial, bem como ao trabalho de desassoreamento dos rios, que permite a captação adequada da água e evita inundações em comunidades ribeirinhas.

Chaves ressaltou que o trabalho de mitigação e prevenção realizado pelos órgãos da Proteção e Defesa Civil tem mostrado resultados efetivos. Após a cessação das chuvas, a cidade retorna à normalidade em poucos minutos, com as ruas completamente secas e sem pontos de alagamento.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o aviso meteorológico nesta sexta-feira, prevendo chuvas de 30 mm a 60 mm por hora ou 50 mm a 100 mm por dia, com risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. O alerta está válido até as 10h de sábado (1º).

Kelson Chaves reforçou a importância da adoção de medidas de segurança durante chuvas intensas, como evitar o uso de aparelhos eletrônicos ao ar livre, não buscar abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco ao sinal de qualquer anormalidade. A população também pode informar a Defesa Civil através do WhatsApp, pelo número 98831-6885, que funciona 24 horas por dia.

A Prefeitura de João Pessoa realiza a "Operação Inverno" desde fevereiro, com o objetivo de tomar medidas preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias pluviais, o desassoreamento de rios e a desobstrução de pontos de alagamento na cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura conta com equipes da Secretaria de Infraestrutura, da Defesa Civil, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além do efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1.000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Dados pluviométricos por bairros nas últimas 24 horas (até as 15h40 desta sexta-feira):

  • Grotão: 84,8 mm
  • Manaíra: 77,4 mm
  • Cristo: 76,8 mm
  • Cuiá: 74,6 mm
  • Tambauzinho: 71,6 mm
  • Altiplano: 71,2 mm
  • Centro: 56,6 mm

Relacionadas