TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Paraíba entre piores

Levantamento aponta os melhores e piores estados para se viver no Brasil

A Paraíba aparece como o quinto pior estado no ranking

Por Carlos Rocha Publicado em
João Pessoa vai sediar uma das principais competições de ciclismo do mundo
João Pessoa vai sediar uma das principais competições de ciclismo do mundo (Foto: Reprodução)

Um levantamento realizado pelo "Brasil em Mapas" divulgou os dez melhores e os dez piores estados para se viver no país, levando em consideração diversos indicadores relacionados à qualidade de vida. A Paraíba aparece como o quinto pior estado no ranking, que utilizou dados do Atlas do Desenvolvimento Humano/PNDU Brasil, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínuos (PNAD-C) do IBGE para o dado trimestral do desemprego, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) de 2022 e da taxa de homicídios.

Os resultados do levantamento evidenciam a desigualdade presente no Brasil, que se reflete na qualidade de vida dos diferentes estados. A parte sul do país, composta por estados como São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, apresenta melhores índices em relação a saúde, educação, segurança e oportunidades de renda. Enquanto isso, a parte norte e nordeste, representada por estados como Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Bahia, figura entre os piores colocados.

A falta de investimentos públicos e privados, principalmente nas regiões norte e nordeste, contribui para a disparidade entre os estados. Além disso, o processo de industrialização do país concentrou-se principalmente nos estados da região sudeste, o que impacta diretamente na distribuição de renda e nas oportunidades de desenvolvimento. O Distrito Federal, onde está localizada a capital Brasília, obteve uma boa colocação no ranking devido aos investimentos concentrados na região.

O levantamento considerou dados de instituições renomadas como o IBGE, avaliando condições de saúde, educação, desigualdade e oportunidades de renda. A tendência de estados com processos de industrialização apresentarem melhores colocações se reflete também nas capitais. A concentração de renda também é um fator relevante na classificação dos estados.

Além disso, o custo de vida é um aspecto importante na escolha de onde morar. O levantamento apontou algumas cidades mais econômicas do Brasil, como Feira de Santana (BA), Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Goiânia (GO), Uberlândia (MG) e João Pessoa (PB). Já as cidades que mais geram empregos no Brasil incluem São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Salvador, Curitiba, Manaus e Recife.

Por outro lado, há cidades que se destacam por serem mais caras para se viver. Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Porto Alegre, Florianópolis, Goiânia, Vitória e Curitiba figuram na lista das cidades mais caras do Brasil em 2023, considerando o custo de aluguel, atividades de lazer e alimentação.

A desigualdade entre os estados e a diversidade de características socioeconômicas entre as cidades do Brasil demonstram a necessidade de políticas públicas que visem reduzir as disparidades regionais e promover um desenvolvimento mais equilibrado em todo o país.


Relacionadas