TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
APÓS 3 ANOS

OMS declara fim da emergência de saúde da pandemia de Covid; doença matou mais de 10 mil na PB

Cerca de 708 mil paraibanos foram infectados pela doença nos últimos 3 anos

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Pesquisa alerta para novos sintomas da Covid-19
Pesquisa alerta para novos sintomas da Covid-19 (Foto: Carlos Rocha/ RTC)

Após mais de três anos e quase 7 milhões de mortes, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou que a Covid-19 não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Espii) nesta sexta-feira (5).

Desde março de 2020, mais de 10 mil pessoas morreram vítimas do novo coronavírus na Paraíba, entre cerca de 708 mil infectados. Em 2023, com a vacinação em grande parte da população, foram registrados 1.710 casos e 14 óbitos.

A decisão

Um comitê formado por membros da OMS faz a indicação sobre se uma doença representa ou não uma possível ameaça de emergência de saúde global. No caso da Covid, isso aconteceu em 30 de janeiro de 2020.

O relatório do comitê de emergência diz que "agora é um problema de saúde estabelecido e contínuo que não constitui mais uma emergência de saúde pública de interesse internacional".

É o fim da pandemia?

A decisão mais recente não altera o título de pandemia de Covid, mas sim o título de alerta da organização, que era o mais alto até a mudança anunciada nesta sexta-feira. A situação foi explicada por Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, durante o anúncio.

"Isso não significa que a Covid-19 acabou como uma ameaça à saúde global. Na semana passada, a Covid ceifou uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes que conhecemos"

Vacinação

Atualmente, o apelo das autoridades de saúde é para o reforço com a vacinação bivalente. Na Paraíba acontece neste sábado (6) o D de vacinação. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a vacina bivalente, recentemente incorporada para o público com idade a partir de 18 anos, também estará disponível.

Leia também:


Relacionadas