TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Saiba o que muda

Governo diminui subsídio de passagens de ônibus na Grande João Pessoa

Para os usuários, não há mudanças na hora do pagamento; queda é na lucratividade das empresas

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Linhas circulares são as que mais terão aditivos nas ruas
Linhas circulares são as que mais terão aditivos nas ruas (Foto: Gilberto Firmino/Secom/João Pessoa)

O governo da Paraíba realizou alterações na lei que regulamenta o sistema de integração de passageiros no serviço regular intermunicipal de transporte na Região Metropolitana de João Pessoa. Por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE-PB) desta quinta-feira (18), fica regulamentada a diminuição na participação do governo no pagamento de 50% para 25% na segunda passagem utilizada pelo usuário do transporte público intermunicipal.

O que muda?

Para os usuários, o texto sobre a 2º da Lei nº 12.239, de 9 de março de 2022, não muda o valor da passagem na hora do pagamento no transporte coletivo. A alteração é para o subsidiado às empresas de ônibus.

Durante a pandemia da Covid-19, a medida do governo em pagar 50% na segunda passagem feita pela integração auxiliou as empresas concessionárias do serviço público, agora, o governo diminuiu essa participação para 25%.

A regulamentação esclarece que esse pagamento é aplicado apenas na segunda passagem utilizada pelo usuário do transporte público intermunicipal.

Os percentuais são os seguintes: 

O governo e as empresas concessionárias custearão, cada um, 25% (vinte e cinco por cento) do valor da tarifa. Cabendo ao usuário o custeio do restante da tarifa.

No entanto, excepcionalmente, até 28 de fevereiro de 2023, o Governo do Estado da Paraíba arcará integralmente com o desconto de 50% (cinquenta por cento) do valor da tarifa, sem a participação das empresas concessionárias. A lei entra em vigor a partir da data de publicação.

Saiba mais:

O Portal T5 consultou o sindicato que representa legalmente as empresas de transporte coletivo urbano (Sintur-JP). A instituição afirmou que "não responde pelo transporte metropolitano". Também buscamos a assessoria de Comunicação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB). Não havia respostas até a última atualização do conteúdo.

Leia mais:


Relacionadas