TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
para todas as idades

PB deve ampliar público para vacina contra gripe a partir de segunda (15)

Secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, afirmou que aguarda nota técnica do governo federal

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Trabalhadores de saúde, professores e idosos a partir de 60 anos também poderão ser vacinados
Trabalhadores de saúde, professores e idosos a partir de 60 anos também poderão ser vacinados (Foto: Divulgação/Secom-JP)

A Paraíba planeja o aumento do público para vacina contra a Influenza, a partir da próxima segunda-feira (15). Em contato com o Portal T5, o Secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra afirmou que o Estado apenas espera a nota técnica do Ministério da Saúde.

Iniciada há mais de um mês, a vacinação contra a influenza está com 42,32% de cobertura, entre os grupos prioritários. O público infantil (crianças entre 6 meses e menores de 6 anos), alcançou 34,20% dos indivíduos. A Paraíba tem 312.277 crianças aptas a receber a vacina e 107.085 doses foram aplicadas neste grupo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o município que atingiu a meta de vacinação em crianças foi Areia de Baraúnas, com 156,10%. Dos 223 municípios paraibanos, 119 estão com porcentagem de cobertura abaixo de 50% no público infantil e 101 estão com cobertura entre 50 e 89%.

Mortes 

Até o momento, 22 pessoas morreram por síndrome respiratória, sendo 13 por influenza (um deles com coinfecção com VRS), seis de Vírus Sincicial Respiratório (VRS), dois por Rinovírus e um por parainfluenza.  Das vítimas, 11 estavam na faixa etária entre 0 e 7 anos; três tinham entre 39 e 58 anos e oito eram maiores de 60 anos. Os óbitos foram confirmados entre residentes dos municípios de Monteiro (7); João Pessoa (5); Sousa (3); Alagoa Grande (1); Cabedelo (1); Conde (1); Jacaraú (1); Santa Luzia (1); São João do Tigre (1) e Sumé (1).

Nesta sexta-feira (12), em comunicado, o governo federal afirmou que toda a população acima de 6 meses poderá receber a dose na próxima semana. O objetivo, segundo a pasta, é expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.

O Ministério da Saúde afirmou que, "a orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população”, destacou.

Até o momento, 21 milhões de pessoas foram imunizadas, o que equivale a 30% do grupo prioritário. Até o fim de abril, pelo menos 253 mortes por gripe foram confirmadas no país.

Leia também:


Relacionadas