TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
em joão pessoa

Grávida que esperava gêmeos tem surpresa: "Eu pensei que iria ter dois bebês e vieram três"

No Brasil, os partos de trigêmeos representam cerca de 0,05% das gestações

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Imagem do Whats App de 2023 04 05 a s 07 52 142
(Foto: Ebserh/Divulgação)

A dona de casa Imayhara Aires, de 31 anos, foi pega de surpresa ao descobrir que teria mais trigêmeos. Arthur e Rafael eram esperados pela equipe médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa. Mas a surpresa: Gustavo também estava pronto para nascer.

"Eu pensei que iria ter dois bebês e vieram três. Foi uma surpresa grande"

Os trigêmeos nasceram na maternidade da UFPB no dia 14 de março, mas a alta só aconteceu no início de abril.

Foram mais de 15 dias lutando pela vida. Arthur ficou internado e precisou de cuidados mais intensos, enquanto Rafael e Gustavo continuaram na unidade de saúde, mas sob cuidados intermediários. A mãe, Imayhara, teve uma complicação e não pôde cuidar dos filhos nos primeiros dias de nascidos.

“Foi muito difícil, mas pedi forças a Deus para poder vê-los e agora estou com eles nos braços agradecendo a Deus”, falou a paciente.

A supervisora de enfermagem da UTI, Annelissa Oliveira, falou sobre a recuperação dos recém-nascidos. "Os bebês foram cuidados pela nossa equipe. Nos preocupamos em oferecer um atendimento de saúde qualificado, estimulando o acesso livre e precoce dos pais às unidades neonatais, estimulando e orientando a participação da mãe e do pai nos cuidados".

No Brasil, os partos de trigêmeos representam cerca de 0,05% das gestações, enquanto as gestações únicas correspondem a 97,7% dos casos e as duplas a 2,1%, segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).

E para amamentar?

Imayhara não imaginava como seria amamentar três bebês. Ainda mais no período de internação. A paciente teve ajuda da equipe de profissionais no manejo e hoje consegue alimentar os pequenos de forma exclusiva.

"No início, eu não tinha condições de dar de mamar e elas me ajudaram. E muito. Hoje estou amamentando meus filhos, tenho muito leite e não preciso dar complemento. Espero continuar assim”, falou a mãe dos meninos.

O leite materno é um alimento completo, que proporciona todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. Ele deve ser oferecido até os dois anos ou mais e, de forma exclusiva, para a criança até os seis meses de vida, sendo desnecessária a oferta de qualquer outro tipo de alimento ou bebida, como papinha, mingau, chás e suco.

Veja a entrevista com a mãe exibida no programa O Povo Na TV. Confira:

Leia mais:


Relacionadas