TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
em 2023

Paraíba registra mais de 900 casos de dengue nos primeiros meses do ano

Dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do estado

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Paraíba registra mais de 900 casos de dengue nos primeiros meses do ano
Paraíba registra mais de 900 casos de dengue nos primeiros meses do ano (Foto / Reprodução)

Em boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (6), a Secretaria de Saúde da Paraíba informou que, nas primeiras oito semanas do ano, o estado registrou 1100 casos prováveis de arboviroses. Destes, 911 foram casos prováveis de dengue, 187 foram referentes à chikungunya e para a doença aguda pelo vírus zika foram notificados 2 casos.

O boletim ainda informa que, em cerca de 52% dos casos de dengue e chikungunya foram registrados em mulheres. Entretanto, a secretaria informa que essas doenças afetam ambos os sexos. Segundo o documento, houve uma redução de 50% dos casos de dengue, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, para os casos prováveis de chikungunya, uma redução de 86%, também comparados ao mesmo período. E para os casos prováveis de zika, houve redução de 97%.

De acordo com a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Transmissíveis, Fernanda Vieira, os focos do mosquito Aedes aegypti, na grande maioria, são encontrados dentro de casa, quintais e jardins. “É fundamental cuidar de sua residência fazendo regularmente uma vistoria no quintal, jardim e calhas, além de vedar a caixa d’água e outros meios que acumulem água”, alertou.


Relacionadas