TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Irmão é suspeito

Mulher trans é violentada por grupo após denunciar agressão em João Pessoa

Irmão da vítima é apontado como principal suspeito pelo crime.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Vítima foi socorrida pelo Samu
Vítima foi socorrida pelo Samu (Foto: Verinho Paparazzo / RTC)

Uma mulher trans foi vítima de agressões físicas após retornar da Delegacia da Mulher, em João Pessoa. Ela já havia denunciado o crime que voltou a ser vítima, no fim da noite desta terça-feira (28), na capital paraibana. De acordo com a denunciante, o próprio irmão é o suspeito das agressões.

Conforme apuração da Polícia Civil, a vítima encaminhou-se à Central de Polícia ainda durante a tarde e registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.). Na ocasião, foi deferida uma medida protetiva à jovem, de 27 anos, que retornou à comunidade onde mora - o local não foi informado. No entanto, ao chegar perto de casa, a mulher encontrou o irmão. Segundo o relato, ele se reuniu com outras pessoas e voltou a agredi-la. Ela, por sua vez,  retornou à Central de Polícia para pedir ajuda.

No posto da Polícia Civil, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e prestaram atendimento encaminhando-a ao Hospital de Emergência e Trauma para realização de cuidados intensivos. A mulher teve alta médica durante a madrugada, informou a assessoria de comunicação. Até a publicação desta matéria não havia detalhes sobre o destino e local de acolhimento da vítima.

Ainda segundo a polícia, após os trâmites necessários o caso deve ser encaminhado para investigações pela Delegacia Especializada de Crimes Homofóbicos, Raciais e de Intolerância Religiosa de João Pessoa, que tem o delegado Marcelo Falcone à frente.

Crime de transfobia

Conforme decisão do Superior Tribunal Federal (STF) homofobia e transfobia são enquadrados como crime de racismo. A pena prevista para agressores é de um a três anos, podendo chegar a cinco anos nos casos mais graves.

Na Paraíba, o Disque 123, serviço que o Governo do Estado mantém por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), recebe denúncias sobre crimes relacionados à homofobia.

Denuncie

Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra as mulheres, denuncie. Em caso de emergência, a mulher ou alguém que presencie alguma agressão, pode pedir ajuda por meio do telefone 190, da Polícia Militar.

Na Paraíba, as denúncias podem ser feitas também em qualquer uma das Delegacias da Mulher (Deam) espalhadas em todas as regiões, além do plantão 24 horas na Deam Sul de João Pessoa, que funciona na Central de Polícia.

Além desses locais, o denunciante poderá utilizar os telefones 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar, para chamado de urgência) ou o 180 (número nacional de denúncia contra violência doméstica). Outra opção é fazer um registro da denúncia através da delegacia online no endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br

Leia mais:


Relacionadas