TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Em João Pessoa

Novo valor da passagem de ônibus deve ser definido até o fim deste mês

Empresas da capital paraibana questionam a falta de subsídio pela Prefeitura Municipal.

Por Juliana Alves Publicado em
Novo valor das passagens em João Pessoa deve ser anunciado em breve
Novo valor das passagens em João Pessoa deve ser anunciado em breve (Foto: Semob-JP/Divulgação)

Usuários de transporte público de João Pessoa devem conhecer o novo valor da passagem até o fim deste mês. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan João Pessoa, Isaac Júnior, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP), afirmou que janeiro é o mês base para as discussões do novo valor de tarifa. Para o empresário, o cálculo do preço da passagem na capital é injusto, colocando consumidores como os únicos a arcarem com os custos do serviço.

De acordo com Isaac, João Pessoa é uma das únicas capitais do país sem subsídio para o transporte público. “Vinte capitais possuem algum tipo de subsídio, cerca de dez têm redução de ISS. Não é preciso arcar com subsídio diretamente, mas ao menos, reduzir ou isentar impostos”. Atualmente, o governo do estado mantém a redução de metade do ICMS cobrado sobre o óleo diesel.

Para o novo valor das passagens, o Sintur alega queda de passageiros, a alta de preços dos combustíveis e a concorrência do transporte por aplicativo.

Para Isaac, em menos de 20 dias o novo valor da passagem de ônibus deve ser definido. “A expectativa é que ainda dentro desse mês de janeiro, sejamos provocados para a reunião e apresentação desses valores. Ainda não há valor ou percentual, mas, internamente, estudos mensais mostram números que são analisados. Esse estudo é realizado pela Semob através de análise dos documentos sobre os custos do transporte público”, disse.

A Semob-JP (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa) informou que ainda não existe definição de valor. "A nossa equipe esta trabalhando com os dados e informações que solicitamos, ainda não temos definição. Ano passado o aumento ocorreu após a reunião do conselho de mobilidade do município em 25 de fevereiro" disse o superintendente Expedito Leite Filho.

Sobre o subsídio para João Pessoa, Expedito relembrou que, em 2021, foi pago pelo governo federal o benefício da gratuidade dos idosos advindo de emenda constitucional. Ele não respondeu sobre uma provável contrapartida bancada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

A tarifa de transporte metropolitana também deve ser redefinida. Expedito declarou que existe reunião prevista com o Departamento de Estradas de Rodagens da Paraiba (DER-PB).

Em reportagem exibida pela TV Tambaú, usuários do transporte público reclamaram do serviço em João Pessoa e disseram que acham injusto aumentar a tarifa de ônibus.

Veja mais:


Relacionadas