TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
prefeito de João Pessoa

Tarifa de ônibus: Cícero diz que valor será "mais próximo possível" do atual

A expectativa é que até o final de janeiro um novo valor seja anunciado

Por Carlos Rocha Publicado em
Serviço será interrompido a partir da quarta (19)
Serviço será interrompido a partir da quarta (19) (Foto: Divulgação/Semob-JP)

O prefeito Cícero Lucena (PP) respondeu, nesta sexta-feirra (13), uma pergunta de interesse de muitos usuários do transporte público da capital. Questionado pelo repórter Daniel Lustosa, da RTC, se o preço praticado atualmente, de R$ 4,40, será mantido em 2023, o prefeito de João Pessoa afirmou que o novo valor deve ser o "mais próximo possível" do atual. A expectativa é que até o final de janeiro um novo valor seja anunciado.

"Desde que tomamos posse temos a preocupação de segurar o preço da passagem. Nós estamos entre as capitais com passagens mais baratas e vamos continuar assim, dialogando com o governo do estado que tem tido iniciativas como reduzir o ICMS do combustível para o transportes. Isso interfere para segurar o preço da passagem. A gente reduziu o ISS, também conseguimos que o governo federal pagasse a gratuidade para o idoso parte do ano passado", disse o prefeito.

Nesta quarta-feira (11), em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan João Pessoa, Isaac Júnior, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP), afirmou que janeiro é o mês base para as discussões do novo valor de tarifa. Para o empresário, o cálculo do preço da passagem na capital é injusto, colocando consumidores como os únicos a arcarem com os custos do serviço.

De acordo com Isaac, João Pessoa é uma das únicas capitais do país sem subsídio para o transporte público. “Vinte capitais possuem algum tipo de subsídio, cerca de dez têm redução de ISS. Não é preciso arcar com subsídio diretamente, mas ao menos, reduzir ou isentar impostos”. Atualmente, o governo do estado mantém a redução de metade do ICMS cobrado sobre o óleo diesel.

Para o novo valor das passagens, o Sintur alega queda de passageiros, a alta de preços dos combustíveis e a concorrência do transporte por aplicativo.

Para Isaac, em menos de 20 dias o novo valor da passagem de ônibus deve ser definido. “A expectativa é que ainda dentro desse mês de janeiro, sejamos provocados para a reunião e apresentação desses valores. Ainda não há valor ou percentual, mas, internamente, estudos mensais mostram números que são analisados. Esse estudo é realizado pela Semob através de análise dos documentos sobre os custos do transporte público”, disse.

A Semob-JP (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa) informou que ainda não existe definição de valor. "A nossa equipe esta trabalhando com os dados e informações que solicitamos, ainda não temos definição. Ano passado o aumento ocorreu após a reunião do conselho de mobilidade do município em 25 de fevereiro" disse o superintendente Expedito Leite Filho.

Sobre o subsídio para João Pessoa, Expedito relembrou que, em 2021, foi pago pelo governo federal o benefício da gratuidade dos idosos advindo de emenda constitucional. Ele não respondeu sobre uma provável contrapartida bancada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

A tarifa de transporte metropolitana também deve ser redefinida. Expedito declarou que existe reunião prevista com o Departamento de Estradas de Rodagens da Paraiba (DER-PB).

Em reportagem exibida pela TV Tambaú, usuários do transporte público reclamaram do serviço em João Pessoa e disseram que acham injusto aumentar a tarifa de ônibus.


Relacionadas