TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Novidade

Detran-PB inicia emplacamento eletrônico a partir desta sexta (23)

Serviço estará disponível para usuários em determinados perfis.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Emplacamento poderá ser feito de forma digital
Emplacamento poderá ser feito de forma digital (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

Estará disponível a partir desta sexta-feira (23), o serviço de emplacamento de forma eletrônica para carros 0 km na Paraíba. A iniciativa, que prevê a realização já do primeiro emplacamento digital, foi criada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB). A autarquia informou que, em primeiro momento, o serviço não poderá ser realizado contempla a venda direta e nem os veículos com isenção tributária. Os usuários dentro deste perfil precisarão continuar se dirigindo a uma unidade do órgão.

"O primeiro emplacamento eletrônico tem o objetivo de inovar, modernizar e desburocratizar ainda mais o acesso aos serviços do Detran-PB, na área de registro de veículos", informou o órgão. A implantação do procedimento para primeiro emplacamento no formato eletrônico foi regulamentada por meio da Portaria nº 199/2022.

Como ter acesso ao serviço?

Para o primeiro emplacamento de forma eletrônica, o usuário deverá ter cadastro junto ao portal www.detran.pb.gov.br para a execução do serviço. Os dados inseridos no portal do Detran-PB são de responsabilidade do usuário. No passo a passo, ao acessar o ícone do primeiro emplacamento, o usuário deverá preencher os dados referente à chave eletrônica e o número do chassi que constam na nota fiscal do veículo, que deverá ser validado automaticamente pelo sistema.

Ainda de acordo com a portaria, após a validação do processo, se o proprietário preferir, poderá escolher a sequência alfanumérica da placa do veículo, mediante o pagamento da taxa correspondente e a subsequente indicação do local de confecção dessa placa. A partir daí, o usuário deve emitir a guia de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) anexado a guia para pagamento da taxa de serviço de primeiro emplacamento. Se for o caso, também deve-se buscar a implementação de gravame e escolha de placa.
 
Após fazer o pagamento das guias, o usuário deverá agendar para instalação da placa, apresentando o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O proprietário pode optar em ter a placa instalação da placa na concessionária responsável pela venda do veículo, caso seja no estado da Paraíba.

Leia mais:


Relacionadas