TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
"Operação Apate"

Operação investiga servidor suspeito de usurpação na prefeitura de Sapé

Ação cumprirá mandados para coletar elementos sobre suposta usurpação de cargo público

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Sede da prefeitura de finanças de Sapé
Sede da prefeitura de finanças de Sapé (Foto: Divulgação)

Uma operação policial cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (23) no município de Sapé, na Mata paraibana. Denominada como “Apate”, a ação tem como objetivo investigar e coletar dados sobre uma suposta usurpação de cargo público na Secretaria de Finanças da cidade.

Além de ações em Sapé, ordens judiciais de busca e apreensão foram cumpridos em um endereço do investigado no município de Sobrado.

Segundo a operação, o crime teria acontecido “por meio da nomeação de servidor público, em janeiro de 2021, pelo prefeito de Sapé, para exercer o cargo comissionado de secretário de finanças, mesmo tendo sido condenado por ação de improbidade (inserido no Cadastro de Pessoas Inidôneas do CNJ) e ter as suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), quando era presidente da Câmara Municipal de Sobrado-PB”.

Para o Ministério Público, a prática também possibilita o cometimento de ilegalidades na realização de pagamentos com recursos públicos, tudo em prejuízo à população do município atingido.

Em nota, a prefeitura de Sapé disse que o servidor deixou de ocupar a função de secretário de Finanças há um ano e cinco meses e se coloca à disposição pra prestar as informações e esclarecimentos durante as investigações.

A ação foi coordenada pelo Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO), Controladoria Geral da União (CGU) e a Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), da Polícia Civil. A autorização para o cumprimento dos mandados foi expedida pela 1ª Vara da Comarca do município, que fica a cerca de 40 km da capital.

Leia mais:


Relacionadas