TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Operação Lei Seca

Mais de mil motoristas foram detidos sob efeito de álcool em 2022, na PB

Condutores de veículos flagrados sob influência de álcool estão sujeitos à multa e podem perder o direito de dirigir

Por Juliana Alves Publicado em
Combinar álcool e direção é infração gravíssima
Combinar álcool e direção é infração gravíssima (Foto: André Borges/Agência Brasília)

Dirigir sob efeito de álcool é infração gravíssima com penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Isso porque o motorista que combina álcool e direção assume os riscos da possibilidade de um acidente. Na Paraíba, somente nos sete primeiros meses de 2022, mais de 1,1 mil condutores foram flagrados nesta situação. Alguns deles por terem causado acidentes graves, com vítimas fatais.

Um caso recente aconteceu neste final de semana, na Avenida Cruz das Armas, em João Pessoa. Ednalda da Silva Pontes, de 59 anos, morreu após ser atropelada enquanto caminhava em uma calçada, a caminho do trabalho. O marido dela também foi atingido e permanece internado no Hospital de Emergência e Trauma. O carro que causou o acidente era conduzido por um motorista com sinais de embriaguez.

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), até julho deste ano, foram realizados 6.937 testes de bafômetro dentro de ações de fiscalização da Lei Seca. E, ao todo, 1.166 motoristas foram detidos por dirigirem sob influência de álcool no estado.

Multa

Conforme o  Código de Trânsito Brasileiro, os condutores de veículos flagrados sob efeito de álcool estão sujeitos à multa no valor de R$ 2.934,70 e podem responder a processo administrativo de suspensão do direito de dirigir por um ano.

Caso o motorista volte a ser flagrado dirigindo sob efeito de bebida alcoólica, será cobrado dele o dobro do valor da multa. Além disso, o infrator poderá responder por processo de cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia também:


Relacionadas