TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
turismo aéreo

Apesar da alta de preços, cresce procura por voos em João Pessoa

Maior demanda acontece por conta de um fenômeno chamado “viagem de vingança”; economista explica.

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Justiça da PB determina que 123Milhas cumpra contratos ou reembolse clientes
Justiça da PB determina que 123Milhas cumpra contratos ou reembolse clientes (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Com a chegada do inverno e das férias escolares, o mês de julho promete promover uma maior movimentação na malha aérea. Nesse período, é comum a viagem de famílias para visitar parentes distantes e até mesmo passeios em pontos turísticos. Na Paraíba, a projeção é de aumento na movimentação em aeroportos em relação aos anos anteriores, devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil.

Somente na Região Metropolitana, o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto estima receber um fluxo de mais de 130 mil passageiros este mês. A expectativa é que haja uma circulação de 898 aeronaves entre pousos e decolagens e um aumento de 19% na movimentação de pessoas, comparado com o mesmo período do ano passado.

Alguns fatores, no entanto, podem atrapalhar o crescimento do turismo no estado, como o preço alto dos combustíveis e das passagens aéreas. De acordo com o economista Werton Oliveira, devido ao menor número de voos em João Pessoa e o alto custo, os turistas podem acabar escolhendo outro destino.

Alguns presidentes de empresas de aviação já falam de uma demanda fora do normal. Isso impacta diretamente no preço. A gente tem um outro problema do lado da oferta, porque além de poucos voos, o custo de viajar ficou mais caro. Isso impacta no preço da passagem devido aos altos custos dos combustiveis”, explicou.

Ao passo em que os preços das passagens disparam, mais pessoas têm buscado o turismo através da malha aérea. Isso por conta de um fenômeno chamado de “viagem de vingança”.

É justamente as pessoas que passaram um longo tempo em casa, presas, de castigo, hoje estão conseguindo viajar. Eles estão pagando mais caro para sentir novamente aquela emoção de conhecer outros países. Para você ter uma ideia, as passagens aéreas de 2020 para 2022 subiram mais de 150% aqui no Brasil. 62% foi só no ano de 2022 e a demanda só aumenta”, completou Werton.

Veja mais:


Relacionadas