TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Saúde

UPA de Cajazeiras vai atender demanda pediátrica após interdição do HU

Setor de Urgência e Emergência Pediátrica do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) foi interditado nesta segunda-feira (9), por déficit de médicos pediátricos e falta de assistência médica continuada

Por Juliana Alves Publicado em
Hospital Universitário Júlio Bandeira de Mello, em Cajazeiras
Hospital Universitário Júlio Bandeira de Mello, em Cajazeiras (Foto: Reprodução/Instagram @hujb_ufcg)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras, que pertence à gestão estadual, vai atender a demanda pediátrica prejudicada após interdição do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), nesta segunda-feira (9). A solução foi apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), durante reunião nesta terça (10), com o Conselho Regional de Medicina (CRM), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e HU.

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, entre as soluções viabilizadas está a reorganização da rede. "Uma das soluções é realizar um trabalho articulado com a UPA de Cajazeiras, que é de gestão estadual, para ficar com parte desses atendimentos que necessitam de uma avaliação de urgência. A princípio, nós estamos dialogando para tentar uma reunião com os secretários da região e verificar a pactuação dessa nova reorganização da rede”, explicou ela.

Durante as reuniões, ficou decidido que a Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras garanta o atendimento para crianças também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para os casos mais leves. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) administrada pelo Estado atenderá os casos que precisem de suporte hospitalar emergencial e as ocorrências que demandem internação continuarão sendo regulados para o Hospital Universitário, onde existe previsão de ampliação de leitos.

O secretário executivo de Saúde, Jhony Bezerra, reforçou a importância do monitoramento de leitos para não deixar a população da região desassistida. “É importante que possamos monitorar a ocupação desses leitos, uma vez que o HU não está atendendo pacientes pediátricos na porta de urgência”, disse ele.

Leia também:


Relacionadas