TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Após decisão da Cagepa, população de Santa Rita volta a receber água; suspensão afetou 40 mil

Decisão judicial sobre concessão de serviços de água e esgoto deixou moradores de Várzea Nova descobertos

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Falta agua santa rita cagepa foto pollyana sorrentino
(Foto: Pollyana Sorrentino)

Cerca de 40 mil pessoas estão sem água nas torneiras após a Prefeitura de Santa Rita romper o contrato de abastecimento com a Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba). O distrito de Várzea Nova e parte do bairro de Tibiri não têm cobertura pelo Consórcio Águas do Nordeste (ANE), nova empresa fornecedora.

De acordo com a gestão do município, Várzea Nova e Tibiri são abastecidos por uma estação de água da Cagepa que fica em João Pessoa. Esses locais deveriam continuar com o abastecimento pela estatal, no entanto, desde a quarta-feira (11), moradores reclamam da falta de água.

A Cagepa alegou que desobedeceria uma decisão judicial caso retomasse a cobertura de água nesses locais.

Na manhã desta sexta-feira (13), a companhia informou a retomada da distribuição de água para Várzea Nova por recomendação do governador João Azevêdo (PSB).

"Para nossa surpresa, o distrito de Várzea Nova não foi assumido pela prefeitura, sob alegação que nós teríamos atendido efetivamente os serviços. Como estamos discutindo judicialmente toda essa questão, especificamente neste momento, por determinação do governador João Azevedo, a população de Várzea Nova não pode sofrer com a disputa judicial...por isso, estou determinando neste momento a religação do sistema", afirmou o presidente Marcus Vinicius.

A Cagepa alega que não há contrato vigente em Santa Rita e agora busca no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a derrubada da privatização dos serviços na cidade.

EM BUSCA DE ÁGUA

Moradores do distrito foram em busca de água para beber e para as atividades mais simples. O proprietário de um posto de combustíveis se solidarizou com a necessidade da população e forneceu a água do poço usada no estabelecimento. Dezenas de pessoas formaram fila para encher baldes e o qualquer utensílio que pudesse ser usado como reservatório.

Veja mais:

Relacionadas